📰 Últimas notícias
Fitch rebaixa IDR da Taesa de BBB- para BB+ e afirma rating nacional em ‘AAA(bra)’

Fitch rebaixa IDR da Taesa de BBB- para BB+ e afirma rating nacional em ‘AAA(bra)’

Publicidade

Fitch rebaixa IDR da Taesa de BBB- para BB+ e afirma rating nacional em ‘AAA(bra)’

A agência de classificação de risco Fitch Ratings anunciou recentemente o rebaixamento do IDR (Issuer Default Rating) em Moeda Local (LC) da empresa Taesa, de ‘BBB-‘ para ‘BB+'. No entanto, a Fitch manteve o IDR em Moeda Estrangeira (ME) em ‘BB+', bem como o rating nacional 'AAA(bra)' da Taesa e de suas debêntures seniores sem garantia. A perspectiva para os IDRs e o rating nacional corporativo é estável, segundo a agência.

O rebaixamento do IDR em moeda local é explicado pela Fitch pela expectativa de que a Taesa manterá sua alavancagem líquida ajustada acima de 3,5 vezes nos próximos anos, devido ao plano de investimentos relevante e aos elevados pagamentos de dividendos. A agência destaca que o investimento total da empresa de R$ 5,1 bilhões para o período de 2023 a 2025 deve contribuir para um fluxo de caixa livre negativo e manter as métricas de crédito em níveis não consistentes com o IDR em moeda local anterior.

Apesar do rebaixamento do IDR em moeda local, a Taesa possui um perfil de crédito sólido, beneficiado pelo baixo risco de negócios relacionado ao seu portfólio diversificado de ativos de transmissão de energia no Brasil, com receitas previsíveis e altas margens operacionais. A análise da Fitch também considera a liquidez moderada da empresa, o perfil de vencimento da dívida estendido e o acesso comprovado a financiamento.

Para os investidores individuais brasileiros interessados em finanças e investimentos, o rebaixamento do IDR em moeda local da Taesa pode ter alguns impactos no mercado financeiro. É importante destacar que o rating é uma ferramenta utilizada pelos investidores para avaliar a qualidade de crédito de uma empresa e sua capacidade de honrar seus compromissos financeiros.

Nesse sentido, o rebaixamento do IDR pode resultar em uma maior percepção de risco por parte dos investidores e, consequentemente, levar a um aumento do custo de captação de recursos para a Taesa. Isso pode afetar os resultados financeiros da empresa e também influenciar suas estratégias de investimento e distribuição de dividendos.

No entanto, é importante ressaltar que a Fitch manteve o rating nacional 'AAA(bra)' da Taesa, o que indica uma perspectiva positiva para a empresa no mercado brasileiro. Além disso, a agência destacou o perfil sólido da empresa e sua capacidade comprovada de acesso a financiamento.

Portanto, é necessário que os investidores acompanhem atentamente as informações sobre a Taesa e outros indicadores do mercado financeiro para tomar suas decisões de investimento de forma consciente e informada. É sempre recomendado diversificar a carteira de investimentos e buscar orientações de profissionais especializados antes de tomar qualquer decisão.

Publicidade
Publicidade
🡡