📰 Últimas notícias
Feira da beira da Praia do Laranjal é oportunidade de renda para mulheres

Feira da beira da Praia do Laranjal é oportunidade de renda para mulheres

Publicidade

Feira da beira da Praia do Laranjal é oportunidade de renda para mulheres

A Feira da Praia do Laranjal, localizada na avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior, tem se tornado um importante ponto de vendas de produtos artesanais e brechós, principalmente para as mulheres da região. Com a chegada dos fins de semana ensolarados e com temperaturas altas, a presença de público consumidor aumenta, animando os vendedores.

As artesãs Alexandra Rodrigues e Bianca Reis fizeram sua estreia na feira no último sábado (13), mas já participavam das edições realizadas no Parque da Baronesa. Elas dedicam-se ao artesanato em feltro e afirmam que as vendas durante a pandemia do Covid-19 eram maiores. Segundo elas, as pessoas ficavam mais em casa e compravam mais produtos artesanais.

A organizadora de feiras, Simone Carvalho, avalia que participar desses eventos tem sido compensador. Durante a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos e se voltaram para a produção de artesanato, o que resultou em um aumento de expositores de brechós na feira do Laranjal. Isso atrai um público maior para o evento e gera mais renda para os participantes.

No último final de semana, mais de 40 vendedores participaram da feira, apesar da ameaça de temporal que fez alguns saírem mais cedo do local. Mari Lukow, que participa de feiras em Pelotas há 15 anos, sendo 12 deles na do Laranjal, revela que sua renda vem exclusivamente das vendas realizadas nessas ocasiões. Segundo ela, muitas pessoas olham, mas quem tem dinheiro é que acaba realizando a compra.

Atualmente, além do dinheiro em espécie, o Pix tem se destacado como o meio de pagamento mais utilizado nas compras realizadas na feira. Mari enfatiza que as vendas estão um pouco melhor do que no período da pandemia.

Essa feira tem se mostrado uma oportunidade de renda para as mulheres da região, que encontraram no artesanato e no comércio de produtos usados uma forma de se reinventarem durante a pandemia. A presença de público consumidor anima os vendedores e aquece a economia local.

As informações foram baseadas na participação de mulheres vendedoras na Feira da Praia do Laranjal.

Publicidade
Publicidade
🡡