📰 Últimas notícias
Estrategistas acreditam que Bolsa Americana deve subir apenas 1% em 2024

Estrategistas acreditam que Bolsa Americana deve subir apenas 1% em 2024

Publicidade

Estrategistas acreditam que Bolsa Americana deve subir apenas 1% em 2024

Nos últimos dois anos, o mercado de ações americano apresentou oscilações significativas, surpreendendo os investidores. Após uma desvalorização de mais de 19% em 2022, o índice S&P500 subiu 24,2% em 2023. No entanto, desta vez, os especialistas acreditam que a Bolsa terá uma variação quase inexpressiva em 2024.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Bloomberg, a média das opiniões de 19 estrategistas americanos indica que o S&P500 encerrará o ano negociado a 4.833 pontos. Vale ressaltar que o índice fechou o ano de 2023 valendo 4.769 pontos. Portanto, caso essa previsão se concretize, a valorização no ano de 2024 será de apenas 1,3%.

Muitos investidores costumam tomar decisões de investimento com base no passado recente. No entanto, essa estratégia se mostrou equivocada nos últimos dois anos. Por exemplo, em 2021, o S&P500 teve uma valorização expressiva de 26,9%. Aqueles que decidiram investir com base nessa alta perderam 19,4% no ano seguinte. Da mesma forma, aqueles que saíram da Bolsa no fim de 2022 devido ao mau desempenho também se frustraram, uma vez que perderam a valorização de 24,2% em 2023.

Com base nas opiniões dos estrategistas ouvidos na pesquisa da Bloomberg, há um risco de que a alta ocorrida em 2023 leve os investidores a mais uma frustração. É importante destacar que executivos das principais instituições financeiras dos EUA, como JP Morgan, Bank of America, Barclays, Citigroup, Deutsche Bank, Goldman Sachs, UBS, Wells Fargo e Societe Generale, participaram dessa pesquisa. Os pontos de vista divergem, com o executivo do JP Morgan esperando uma queda de 11,93% e outras instituições esperando uma valorização de 9%.

Existem razões para justificar tanto a alta quanto a queda. Por um lado, o índice negocia atualmente com um múltiplo Preço/Lucro acima da média histórica, e há expectativas de desaceleração econômica nos EUA. Por outro lado, os otimistas veem na expectativa de queda das taxas de juros um suporte para as carteiras de investimento.

No entanto, é cedo para afirmar qual cenário se concretizará, pois o mercado enfrenta riscos geopolíticos e o cenário das eleições presidenciais americanas também deve ser considerado. Diante dessas incertezas, é importante ressaltar que o ano de 2024 será de grande volatilidade.

Portanto, para os investidores brasileiros interessados em finanças e investimentos, é necessário acompanhar de perto as tendências e análises do mercado americano. O cenário incerto pode trazer impactos significativos tanto para o mercado financeiro como para os investidores individuais. Fique atento às notícias e procure orientação de profissionais especializados para tomar decisões mais assertivas em seus investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡