📰 Últimas notícias
Empresários da indústria de Mato Grosso se preparam para exportar para os Estados Unidos

Empresários da indústria de Mato Grosso se preparam para exportar para os Estados Unidos

Publicidade

Empresários da indústria de Mato Grosso se preparam para exportar para os Estados Unidos

Empresários mato-grossenses que têm interesse em expandir seus negócios para os Estados Unidos participaram recentemente do evento "Fazendo Negócios com os EUA | Oportunidades internacionais ao seu alcance", promovido pela Gerência de Internacionalização da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Essa iniciativa busca fomentar as relações comerciais entre as indústrias de Mato Grosso e empresas americanas, e conta com a parceria do Serviço Comercial dos Estados Unidos (USCS), vinculado ao Consulado Americano no Brasil.

O evento proporcionou aos empresários mato-grossenses a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas e estratégias necessárias para fechar bons acordos comerciais com os americanos. Segundo Alexandre Glauco, gerente de Internacionalização da Fiemt, os Estados Unidos são o 4º principal fornecedor das importações mato-grossenses e o 20º destino das exportações estaduais. No acumulado de 2023, já foram comercializados o equivalente a US$ 299 milhões com o país americano, uma variação de 102,70% em relação ao total comercializado em 2022. Os principais produtos de destaque nas exportações são soja em grão, ouro, carne bovina, gelatinas e madeira. Já no que diz respeito às importações, empresas de Mato Grosso adquiriram o equivalente a US$ 248 milhões no acumulado de 2023, uma variação negativa de -61,2% em relação a 2022. Os produtos mais importados são adubos e fertilizantes, veículos aéreos, máquinas, veículos automóveis, armas e munições.

Para o professor e palestrante global Hitendra Patel, é fundamental aproveitar bem esse momento e investir em tecnologia e inovação. Segundo ele, é necessário acompanhar as necessidades do mercado, principalmente dos Estados Unidos, se o empresário quiser manter seus negócios em ascensão.

Wenderley Toro Machado, um empreendedor que produz farinha de mandioca há mais de 30 anos, também está focado em expandir seu negócio para o mercado internacional. Ele afirma que existe uma grande demanda de consumidores latino-americanos para produtos como o dele, e que essa é uma oportunidade que pretende aproveitar.

Durante o evento, o especialista Renato Sabaíne, do Serviço Comercial dos Estados Unidos, destacou a importância de buscar auxílio de entidades como a Fiemt, consulados e a embaixada americana. Essas instituições possuem pesquisas de mercado e outras informações que podem auxiliar o empresário a reduzir gastos e facilitar a internacionalização dos negócios.

Dessa forma, fica evidente que os empresários da indústria de Mato Grosso estão se preparando para aproveitar as oportunidades de exportação para os Estados Unidos. Com a busca por tecnologia e inovação, bem como o apoio de entidades especializadas, esses empreendedores estão se capacitando para expandir seus negócios além das fronteiras nacionais e entrar no mercado internacional.

Publicidade
Publicidade
🡡