📰 Últimas notícias
Dólar recua ecoando Fed e Copom em meio a varejo fraco no Brasil

Dólar recua ecoando Fed e Copom em meio a varejo fraco no Brasil

Publicidade

Dólar recua ecoando Fed e Copom em meio a varejo fraco no Brasil

O dólar abriu em queda hoje, acompanhando o rendimento dos Treasuries e a moeda americana no exterior. Essa queda está relacionada às indicações do Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, de cortes de juros em 2024, e do Comitê de Política Monetária (Copom) de mais cortes na taxa Selic nos próximos meses. Essas sinalizações criam um diferencial de juros mais favorável para os ativos brasileiros do que o esperado pelo mercado.

Os investidores estão aguardando a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE) e a entrevista da presidente Christine Lagarde, após o Banco da Inglaterra (BoE) ter anunciado a manutenção da taxa básica de juros em 5,25%. Essas informações influenciam as negociações nos mercados locais.

Além disso, os mercados repercutem os dados fracos de venda no varejo no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista tiveram uma queda de 0,3% em outubro em relação a setembro, considerando o ajuste sazonal. Já na comparação com outubro de 2022, sem ajuste sazonal, houve um aumento de 0,2% nas vendas do varejo.

No cenário internacional, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) da organização cresceu 0,7% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, representando uma leve aceleração em comparação ao segundo trimestre. A OCDE afirma que o desempenho dos países do G20 foi misto, com fortalecimento da economia na China, Estados Unidos e México, enquanto houve piora em outros países como Arábia Saudita, Turquia, Japão, Canadá, África do Sul, França e Alemanha. O PIB do Brasil também desacelerou nesse período.

No momento, o dólar está em queda, sendo cotado a R$ 4,8854. O dólar para janeiro de 2024 também apresenta uma queda, chegando a R$ 4,8889.

Esses movimentos do dólar, influenciados pelas sinalizações do Fed e Copom, além dos dados fracos do varejo no Brasil, impactam diretamente o mercado financeiro e os investidores individuais no país. É importante ficar atento a essas variações cambiais e econômicas para tomar decisões de investimento mais assertivas.

Publicidade
Publicidade
🡡