📰 Últimas notícias
Dólar abre em alta, com alta nas projeções para inflação e expectativa pelo PIB

Dólar abre em alta, com alta nas projeções para inflação e expectativa pelo PIB

Publicidade

Dólar abre em alta, com alta nas projeções para inflação e expectativa pelo PIB

Os investidores brasileiros estão começando a semana com expectativas em relação a importantes dados econômicos que serão divulgados nos próximos dias. O destaque fica para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre e os números de emprego nos Estados Unidos.

Nesta manhã, o dólar abriu em alta de 0,27%, cotado a R$ 4,8937. Na última sexta-feira, a moeda norte-americana fechou em baixa, vendida a R$ 4,8807. Já o índice Bovespa, que só começa a operar às 10h, encerrou a última sexta-feira em alta de 0,67%, atingindo o maior patamar desde julho de 2021, aos 128.185 pontos.

Expectativa pelo PIB

A divulgação do PIB do terceiro trimestre, que será feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) amanhã, gera grande expectativa entre os investidores. O resultado do PIB trará uma perspectiva sobre como está a economia brasileira, principalmente levando em consideração a taxa básica de juros, a Selic, ainda elevada em 12,25% ao ano.

Projeções para inflação em alta

Hoje, um destaque na agenda é a divulgação do tradicional Boletim Focus pelo Banco Central do Brasil (BC). Nessa edição do relatório, as projeções para a inflação subiram tanto para este ano quanto para o próximo. Para 2023, a expectativa é de uma inflação de 4,54%, ainda dentro do teto da meta estabelecida pelo BC, que é de 3,25% - com margem de oscilação entre 1,75% e 4,75%. Para 2024, as expectativas são de uma inflação de 3,92%.

No próximo ano, a meta de inflação é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%. Essas projeções para a inflação podem influenciar as decisões do Banco Central relacionadas à política monetária.

Cenário internacional e mercado de trabalho nos Estados Unidos

No cenário internacional, os investidores também estão de olho nas divulgações sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos ao longo dessa semana. Se o mercado de trabalho continuar aquecido, a tendência é que a inflação também permaneça pressionada, o que pode levar o Federal Reserve (o banco central americano) a adiar o início do ciclo de corte nas taxas de juros da maior economia do mundo.

Dessa forma, os investidores brasileiros estão atentos a essas importantes informações, que podem ter impacto tanto no mercado financeiro quanto nas decisões de investimento individualmente. É importante acompanhar de perto os dados econômicos e as tendências para tomar decisões mais embasadas e ter uma visão mais clara do cenário financeiro.

Publicidade
Publicidade
🡡