📰 Últimas notícias
Destaques da NASA: galáxia, estrela fugindo e + nas fotos astronômicas da semana

Destaques da NASA: galáxia, estrela fugindo e + nas fotos astronômicas da semana

Publicidade

NASA destaca fenômenos astronômicos impressionantes em suas fotos da semana

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou em seu site Astronomy Picture of the Day uma seleção de imagens que retratam diversos fenômenos astronômicos. Nesta primeira semana do ano, as fotos chamaram a atenção para a refração atmosférica, estrelas, aglomerados estelares e muito mais.

Lua cheia de 2023 e sua distorção atmosférica

Uma das fotos destaca a última lua cheia de 2023, tirada na região do Monte Grappa, na Itália. A imagem mostra a Lua surgindo atrás das montanhas, com uma distorção causada pela refração atmosférica. Essa distorção também produz uma borda vermelha na margem inferior do disco lunar e outra verde no topo.

Essa imagem nos mostra como a atmosfera terrestre pode criar efeitos visuais impressionantes, resultando em composições incríveis.

Simulação computacional revela evolução do universo

Outra imagem divulgada pela NASA mostra uma simulação computacional da evolução do universo feita pelo projeto Illustris. Essa simulação levou 20 milhões de horas de CPU para modelar os 12 bilhões de elementos apresentados em um cubo que representa 35 milhões de anos-luz.

Podemos observar nessa simulação diversos elementos do universo, como matéria escura, gás hidrogênio, hélio e carbono, buracos negros supermassivos expelindo bolhas de gás quente, além de uma superabundância de estrelas antigas.

Essa simulação nos oferece uma noção dos 13 bilhões de anos de existência do cosmos e nos ajuda a compreender melhor a formação das galáxias e outros fenômenos astronômicos.

Galáxia NGC 1232 e sua imensidão

A imagem da galáxia NGC 1232 capturada pelo Very Large Telescope revela milhões de estrelas e a poeira escura presente nesse grande objeto cósmico. Essa galáxia está localizada a aproximadamente 72 milhões de anos-luz da Terra e possui cerca de 200 mil anos-luz de diâmetro, sendo maior que a nossa própria Via Láctea.

Essa foto nos mostra a grandiosidade do universo e nos faz refletir sobre a quantidade de galáxias que existem além da Via Láctea.

Ilusão de ótica criada por lançamento de foguete

Uma das imagens divulgadas pela NASA mostra o lançamento de um Falcon Heavy, da SpaceX, e apresenta um efeito curioso. A pluma de queima de combustível do foguete fez com que a Lua parecesse emitir seus próprios fluxos de plasma. Porém, trata-se apenas de uma ilusão de ótica causada pelas bolsas de ar quente rarefeito, que distorceram a luz lunar.

Essa imagem nos mostra como fenômenos naturais e tecnológicos podem se combinar para criar ilusões de ótica impressionantes.

Fenômenos raros como SARs e estrela "fugitiva"

Outras fotos destacam fenômenos raros, como os arcos aurorais vermelhos estáveis (SARs) e a estrela Zeta Ophiuchi, considerada uma "fugitiva". Os SARs são arcos avermelhados que ocorrem durante noites de auroras boreais, mas não possuem relação direta com esse fenômeno. Já a estrela Zeta Ophiuchi foi ejetada após a explosão de sua companheira, movendo-se a uma velocidade de 24 km/s e empurrando a poeira interestelar. Essa estrela fica a aproximadamente 460 anos-luz da Terra e é milhares de vezes mais luminosa que o Sol.

Essas fotos nos mostram o quão incrível e misterioso o universo pode ser, com fenômenos surpreendentes que ainda são objeto de estudo e pesquisa.

Conclusão

As fotos divulgadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day nos proporcionam uma visão fascinante do universo. Além de serem belas imagens, elas nos ajudam a entender melhor diversos fenômenos astronômicos e a grandiosidade do cosmos.

Essas imagens também podem despertar o interesse de investidores individuais no setor espacial, principalmente na área de tecnologias espaciais, como lançamento de foguetes e exploração do universo. Investir nesses segmentos pode trazer oportunidades de diversificação e possíveis retornos financeiros para os investidores brasileiros.

Portanto, fique atento às novidades do mercado espacial e explore as oportunidades que podem surgir a partir das descobertas e inovações da NASA e de outras organizações ligadas à exploração espacial. O universo está cheio de possibilidades, inclusive no campo dos investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡