CVM cria balanço de sustentabilidade para empresas de capital aberto
21/10/2023CVM cria balanço de sustentabilidade para empresas de capital aberto
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou uma resolução nesta sexta-feira (20) que permitirá que empresas de capital aberto e fundos de investimento apresentem relatórios públicos sobre sustentabilidade. A partir do próximo ano, esses relatórios poderão ser entregues da mesma forma que os balanços contábeis, seguindo a mesma periodicidade.
Inicialmente, a prestação de contas será voluntária, mas a proposta é que, a partir de 2026, todas as empresas de capital aberto sejam obrigadas a apresentar indicadores de sustentabilidade. João Pedro Barroso do Nascimento, presidente da CVM, ressaltou a importância de trazer legitimidade a esse processo, e que a instituição está aberta a ouvir os parceiros privados.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que o Brasil será o pioneiro em estabelecer esses indicadores, permitindo que investidores e a sociedade possam comparar as empresas quanto à sustentabilidade. Ele ressaltou que uma maior transparência na forma de produção das empresas tende a agregar valor aos produtos brasileiros.
Haddad enfatizou que o mundo está demandando cada vez mais um compromisso ambiental e que o Brasil, ao demonstrar seu comprometimento com a sustentabilidade, terá maior acesso a mercados relevantes, como Estados Unidos e Europa. Ser pioneiro nessas regras é um passo importante para o país.
Essa resolução da CVM traz benefícios tanto para as empresas, que serão incentivadas a melhorar sua gestão ambiental, social e de governança, quanto para os investidores, que terão mais informações para tomar decisões conscientes e sustentáveis. Além disso, é um reconhecimento de que o tema da sustentabilidade tem se tornado cada vez mais relevante no mercado financeiro.
É importante destacar que a transparência e a prestação de contas em relação à sustentabilidade podem ser um diferencial competitivo para as empresas brasileiras. Ao mostrar seu compromisso com práticas mais responsáveis, elas podem atrair mais investidores e conquistar uma imagem positiva tanto no mercado nacional quanto internacional.
Por fim, essa iniciativa da CVM é um passo importante para o desenvolvimento sustentável do país e mostra que o Brasil está alinhado com as melhores práticas globais. A expectativa é de que esses indicadores sejam adotados por todas as empresas de capital aberto, fortalecendo o mercado financeiro brasileiro e contribuindo para uma economia mais sustentável.