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Custo dos navios de carga dispara até 173% por causa de conflito no Mar Vermelho; veja mapa

Custo dos navios de carga dispara até 173% por causa de conflito no Mar Vermelho; veja mapa

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Taxas de envio de contêineres aumentam devido à redução da capacidade no Mar Vermelho

As taxas de envio de contêineres de curto prazo entre a Ásia, Europa e América do Norte estão aumentando devido à redução da capacidade causada pelos conflitos no Mar Vermelho. De acordo com a plataforma de reserva e pagamento de carga, Freightos.com, a taxa pontual para o transporte de mercadorias em um contêiner de 40 pés da Ásia para o norte da Europa agora ultrapassa os US$ 4.000, um aumento de 173% em relação ao período anterior aos desvios iniciados em dezembro.

O custo para transportar mercadorias da Ásia para o Mediterrâneo também aumentou consideravelmente, chegando a US$ 5.175, segundo a Freightos. Algumas transportadoras já anunciaram preços acima de US$ 6.000 para essa rota a partir de meados de janeiro. As tarifas da Ásia para a costa leste da América do Norte também subiram 55%, atingindo US$ 3.900 por um contêiner de 40 pés.

Impactos no mercado financeiro e para investidores individuais no Brasil

A disparada das taxas de envio de contêineres tem impactos significativos no mercado financeiro e para investidores individuais no Brasil. Esses aumentos de custos podem afetar negativamente empresas que dependem do transporte marítimo para importação e exportação de mercadorias, resultando em possíveis reajustes nos preços para o consumidor final.

Para os investidores individuais, é importante estar atento a setores que dependem do comércio internacional e do transporte marítimo, como o de commodities e o de exportadoras. Aumentos nos custos de transporte podem impactar negativamente os lucros e a competitividade dessas empresas, afetando, consequentemente, o desempenho de suas ações na bolsa de valores.

Além disso, o aumento das taxas de contêineres pode levar também ao encarecimento de produtos importados, o que pode impactar a inflação no Brasil. Isso pode, por sua vez, afetar as decisões do Banco Central em relação à política monetária, como a taxa de juros, que pode ser ajustada para controlar a inflação.

Desaceleração no tráfego do Canal de Suez como fator para aumentos de taxas

Uma das principais razões para o aumento das taxas de envio de contêineres é a desaceleração no tráfego do Canal de Suez, que caiu mais de um quarto nos últimos dias. Isso ocorre porque as embarcações têm buscado rotas mais longas para evitar ataques de mísseis dos militantes Houthi, apoiados pelo Irã, no Iêmen. Os Houthi afirmam estar atacando qualquer embarcação que tenha conexão com Israel, o que tem levado a uma redução significativa no tráfego pelo canal.

Essa redução do tráfego pelo Canal de Suez impacta diretamente a capacidade de transporte marítimo, levando as companhias de navegação a aumentarem os preços quando a capacidade está sobrecarregada. Além disso, essas empresas adicionam sobretaxas pelo tempo extra que leva para entregar as mercadorias e durante períodos mais movimentados do ano.

Perspectivas futuras e risco de congestão

É importante ressaltar que, mesmo com os aumentos nas taxas de envio de contêineres, elas ainda estão abaixo dos picos observados durante a pandemia de Covid-19. No entanto, o chefe de pesquisa da Freightos, Judah Levine, alerta para o risco de congestão devido ao aumento da demanda, especialmente com o feriado do Ano Novo Lunar na China se aproximando.

Outro aspecto a ser considerado é o impacto desses aumentos nas taxas pontuais para os proprietários de carga. O risco é que as taxas permaneçam elevadas, deixando-os com menos poder de negociação quando estiverem negociando contratos de longo prazo, que normalmente ocorrem entre março e maio. Isso pode afetar a margem de lucro desses proprietários de carga e influenciar suas estratégias de transporte.

Em suma, os aumentos nas taxas de envio de contêineres devido à redução da capacidade no Mar Vermelho têm impactos significativos no mercado financeiro e para investidores individuais no Brasil. É importante acompanhar de perto os setores afetados e considerar os possíveis efeitos desses aumentos nos investimentos e no cenário econômico do país.

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