Custo do frete é principal empecilho para importação e exportação em Mato Grosso
21/09/2023Custo do frete é principal empecilho para importação e exportação em Mato Grosso
O custo do frete tem se mostrado um dos maiores desafios para as indústrias brasileiras que desejam iniciar ou expandir suas atividades de importação e exportação. Esse é um dos principais entraves enfrentados pelas empresas que buscam internacionalizar seus negócios. A dificuldade para o transporte de mercadorias para fora do país e a importação de tecnologia e matéria-prima foram discutidos no 1º Worcomex MT - Expandindo Horizontes, Simplificando Processos, evento organizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt).
De acordo com a pesquisa "Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras", 56% dos empresários de todo o Brasil apontam o custo do frete internacional como o maior obstáculo no processo de importação e exportação. Na região Centro-Oeste, esse percentual chega a 58%. Além disso, muitos microempreendedores destacaram as dificuldades de acesso a novos mercados como um entrave adicional para a internacionalização de seus negócios.
Durante o evento, especialistas e profissionais do mercado compartilharam experiências e discutiram práticas e ferramentas úteis para auxiliar a internacionalização dos negócios. Foi ressaltado que, muito antes de planejar a primeira compra no exterior ou de buscar novos mercados internacionais, é fundamental ter uma visão estratégica abrangente de toda a cadeia produtiva.
A diretora executiva do Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Bioind MT), Lhais Sparvoli, ressaltou em sua palestra intitulada "Oportunidades e Desafios do Comércio Exterior no Brasil e em Mato Grosso" que um cenário favorável possibilita investimentos sustentáveis, promovendo a industrialização e agregando valor à produção. Porém, Sparvoli também alertou para a importância de estar atualizado sobre os temas relevantes, como custos dos produtos, incertezas climáticas e mudanças no sistema tributário, que podem trazer volatilidade e insegurança jurídica para os empresários.
O advogado e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Valerio Mazzuoli, enfatizou a importância de atentar para as questões jurídicas relevantes do comércio internacional. Segundo ele, muitos contratos não são formalizados entre as partes, sendo apenas contratos de adesão. Para evitar problemas, é fundamental que o empresário tome os devidos cuidados no processo.
O alto custo do frete internacional é um desafio que afeta diretamente as indústrias brasileiras interessadas na importação e exportação de seus produtos. Essa dificuldade não apenas dificulta a expansão dos negócios para além das fronteiras do país, mas também prejudica a importação de tecnologia e matéria-prima. Diante desse cenário, é fundamental que as empresas adotem estratégias eficientes e busquem soluções para reduzir os custos logísticos e tornar suas operações internacionais mais competitivas.
O post original pode ser encontrado em O Documento.