Como escolher o carro mais seguro na hora da compra?
26/11/2023Como escolher o carro mais seguro na hora da compra?
Design, motorização, consumo e espaço interno são requisitos importantes na hora de escolher um carro, mas muitas vezes a segurança acaba sendo negligenciada pelos compradores brasileiros. No entanto, a segurança deve ser considerada o fator mais importante na hora de tomar a decisão de compra.
Um carro seguro não só oferece a sensação de proteção, mas também pode evitar incidentes fatais em colisões e outras situações comuns nas grandes cidades. Pensando nisso, o Canaltech listou 5 pontos de atenção para ajudar na escolha do carro mais seguro:
5. Plataformas mais modernas
A plataforma do carro é a base de todo o veículo e é nela que estão inseridos os recursos de segurança estruturais. Antes de comprar um carro, é importante pesquisar se a plataforma em que o veículo está construído possui aços de alta resistência e boa reputação contra colisões. Exemplos de plataformas seguras são a MQB, da Volkswagen, e a CMP, da Stellantis (ex-PSA).
4. Problemas crônicos de segurança
Ao pesquisar sobre o carro desejado, é importante verificar se ele possui histórico de falhas graves de projeto que possam comprometer a segurança dos ocupantes. É comum as montadoras corrigirem esses defeitos por meio de recalls, portanto, verifique se o modelo e o chassi do veículo foram abrangidos por algum recall, especialmente se for um modelo seminovo.
3. Pacotes de segurança e tecnologia
Antes restritos aos modelos mais premium, os pacotes de segurança ativa agora também estão disponíveis em carros mais acessíveis. Ter assistentes de segurança ativa pode transformar um projeto em algo mais seguro e confiável. Recursos como alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo são diferenciais que vale a pena considerar. Além disso, verifique se o modelo possui serviços de concierge e recuperação veicular, como o OnStar, Hyundai Bluelink e Fiat ConnectMe.
2. Número de airbags
É importante verificar a quantidade de airbags que o carro possui. A legislação brasileira exige que os modelos saiam de fábrica com airbags frontais, mas existem opções que adicionam airbags laterais, de cortina, e até mesmo bolsas de teto, central e joelho. Alguns carros, como o VW Polo e o Fiat Pulse, possuem quatro airbags que protegem tanto a cabeça quanto o tronco do motorista e passageiro.
1. Testes do LatinNCap e outros órgãos
Os testes do LatinNCap avaliam o nível de segurança dos veículos em colisões de diferentes tipos. Para carros produzidos no Brasil e América Latina, o LatinNCap é um dos requisitos mais respeitados. As notas de segurança vão de uma a cinco estrelas e consideram a proteção para passageiros adultos e crianças, além da proteção de pedestres e sistemas de assistência à segurança. Modelos como o Jeep Commander, Toyota Corolla e Volkswagen Taos receberam cinco estrelas do LatinNCap, enquanto o Hyundai HB20 e VW Polo obtiveram três estrelas.
É importante considerar todos esses pontos na hora de escolher um carro. Priorizar a segurança é investir no bem-estar e proteção dos ocupantes.