Comércio online fracassa na Black Friday 2023 com descontos abaixo do esperado pelos consumidores
28/11/2023Conteúdo/ODOC - Black Friday 2023 tem resultados abaixo do esperado
A Black Friday realizada no último dia 24 foi um fracasso para o comércio online no Brasil, de acordo com levantamentos da Confi.Neotrust. As vendas registraram a segunda pior marca da história da data, que é realizada desde 2010. Esse desempenho reflete o baixo número de compras de celulares, eletrodomésticos e produtos de informática, que foram afetados pelo custo elevado e pela oferta restrita de crédito.
Esse cenário acende um alerta para o setor em relação aos números do Natal, que é a principal data do calendário comercial. Entre a véspera e o dia seguinte à Black Friday, foram registradas vendas no valor de R$ 4,5 bilhões, o que representa uma queda de 14,4% em relação a 2022. Na sexta-feira, especificamente, o volume comercializado teve uma redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Por outro lado, os setores de cosméticos, alimentos, bebidas e moda tiveram um crescimento de 26,7%, 6% e 7% respectivamente. Isso pode ser atribuído aos grandes marketplaces estrangeiros que oferecem tíquetes mais baixos e altamente promocionais.
O gasto médio por compra na Black Friday deste ano foi de R$ 675,36, apresentando uma estabilidade em relação a 2022 (0,1% menor do que no ano anterior). Os possíveis "vilões" que contribuíram para o desempenho ruim deste ano foram o aumento no endividamento das famílias e os descontos abaixo do esperado pelos consumidores.
A Black Friday se tornou um importante evento do comércio brasileiro ao longo dos últimos 13 anos. O pior desempenho das vendas ocorreu em 2022, quando a queda representou entre 23% e 34% no segmento online. É importante ressaltar que o desempenho das vendas nas lojas físicas não foi considerado nessa análise.
Segundo o jornal Valor Econômico, as promoções online têm sido limitadas, com um menor número de produtos participantes da Black Friday. Essa é uma estratégia adotada pelo varejo para proteger a rentabilidade e reduzir o custo de capital, após a alta da taxa Selic, que encarece os estoques parados. Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25%.
Esses resultados da Black Friday de 2023 trazem reflexões importantes para o mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil. O baixo desempenho do comércio online pode impactar negativamente as ações das empresas do setor e afetar o otimismo dos investidores.
É fundamental que os investidores estejam atentos aos resultados das vendas de Natal, pois eles serão um bom termômetro para medir a recuperação do comércio e a confiança dos consumidores. Além disso, é importante observar como as empresas do setor de varejo se adaptarão ao novo cenário, com estratégias para atrair consumidores e contornar os obstáculos enfrentados.
Em resumo, a Black Friday de 2023 foi marcada pelo desempenho abaixo do esperado no comércio online no Brasil, principalmente nos setores de celulares, eletrodomésticos e informática. Os possíveis motivos para esse resultado foram o endividamento das famílias e os descontos abaixo do esperado. Por outro lado, os setores de cosméticos, alimentos, bebidas e moda apresentaram crescimento. É importante que investidores acompanhem de perto os resultados das vendas de Natal e as estratégias adotadas pelas empresas do setor de varejo.