📰 Últimas notícias
Comércio online fracassa na Black Friday 2023 com descontos abaixo do esperado pelos consumidores

Comércio online fracassa na Black Friday 2023 com descontos abaixo do esperado pelos consumidores

Publicidade

Conteúdo/ODOC - Black Friday 2023 tem resultados abaixo do esperado

A Black Friday realizada no último dia 24 foi um fracasso para o comércio online no Brasil, de acordo com levantamentos da Confi.Neotrust. As vendas registraram a segunda pior marca da história da data, que é realizada desde 2010. Esse desempenho reflete o baixo número de compras de celulares, eletrodomésticos e produtos de informática, que foram afetados pelo custo elevado e pela oferta restrita de crédito.

Esse cenário acende um alerta para o setor em relação aos números do Natal, que é a principal data do calendário comercial. Entre a véspera e o dia seguinte à Black Friday, foram registradas vendas no valor de R$ 4,5 bilhões, o que representa uma queda de 14,4% em relação a 2022. Na sexta-feira, especificamente, o volume comercializado teve uma redução de 13 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Por outro lado, os setores de cosméticos, alimentos, bebidas e moda tiveram um crescimento de 26,7%, 6% e 7% respectivamente. Isso pode ser atribuído aos grandes marketplaces estrangeiros que oferecem tíquetes mais baixos e altamente promocionais.

O gasto médio por compra na Black Friday deste ano foi de R$ 675,36, apresentando uma estabilidade em relação a 2022 (0,1% menor do que no ano anterior). Os possíveis "vilões" que contribuíram para o desempenho ruim deste ano foram o aumento no endividamento das famílias e os descontos abaixo do esperado pelos consumidores.

A Black Friday se tornou um importante evento do comércio brasileiro ao longo dos últimos 13 anos. O pior desempenho das vendas ocorreu em 2022, quando a queda representou entre 23% e 34% no segmento online. É importante ressaltar que o desempenho das vendas nas lojas físicas não foi considerado nessa análise.

Segundo o jornal Valor Econômico, as promoções online têm sido limitadas, com um menor número de produtos participantes da Black Friday. Essa é uma estratégia adotada pelo varejo para proteger a rentabilidade e reduzir o custo de capital, após a alta da taxa Selic, que encarece os estoques parados. Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25%.

Esses resultados da Black Friday de 2023 trazem reflexões importantes para o mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil. O baixo desempenho do comércio online pode impactar negativamente as ações das empresas do setor e afetar o otimismo dos investidores.

É fundamental que os investidores estejam atentos aos resultados das vendas de Natal, pois eles serão um bom termômetro para medir a recuperação do comércio e a confiança dos consumidores. Além disso, é importante observar como as empresas do setor de varejo se adaptarão ao novo cenário, com estratégias para atrair consumidores e contornar os obstáculos enfrentados.

Em resumo, a Black Friday de 2023 foi marcada pelo desempenho abaixo do esperado no comércio online no Brasil, principalmente nos setores de celulares, eletrodomésticos e informática. Os possíveis motivos para esse resultado foram o endividamento das famílias e os descontos abaixo do esperado. Por outro lado, os setores de cosméticos, alimentos, bebidas e moda apresentaram crescimento. É importante que investidores acompanhem de perto os resultados das vendas de Natal e as estratégias adotadas pelas empresas do setor de varejo.

Publicidade
Publicidade
🡡