📰 Últimas notícias
Com B3 fechada, GPA dispara quase 8% nos EUA em dia de bom humor nos mercados após Fed

Com B3 fechada, GPA dispara quase 8% nos EUA em dia de bom humor nos mercados após Fed

Publicidade

Os recibos de ações do GPA registram forte alta nos EUA

Os recibos de ações do GPA, grupo varejista dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, encerraram o pregão desta quinta-feira (2) em forte alta de mais de 7,67% na Bolsa americana, aos US$ 0,72. No after hours, os papéis continuaram a avançar.

Balanço financeiro do GPA impulsiona valor das ações

A alta expressiva dos recibos de ações do GPA parece ser resultado do balanço financeiro apresentado pela empresa na última segunda-feira (30). Apesar de ter registrado um prejuízo líquido consolidado de R$ 1,285 bilhão no terceiro trimestre, o Ebitda ajustado teve um crescimento de 478%. Além disso, a receita bruta do GPA apresentou um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

GPA busca reduzir endividamento e investe em minimercados

O GPA tem se concentrado em reduzir seu endividamento, desacelerando os investimentos e apostando no segmento de proximidade, com a abertura de minimercados. Essa estratégia tem sido bem recebida pelos analistas, pois contribuiu para o avanço do lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda) da empresa.

Recibos de empresas brasileiras têm desempenho positivo no mercado americano

Além do GPA, outros recibos de ações de empresas brasileiras operaram normalmente no mercado americano, mesmo durante o feriado de Finados. O índice Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, que reúne as principais empresas brasileiras listadas na B3 com recibos de ações negociados nos Estados Unidos, encerrou a sessão com ganhos de 2,28%. Outras empresas como Bradesco, Itaú Unibanco e Companhia Siderúrgica Nacional também se destacaram no pregão.

Impacto do avanço dos índices acionários de Wall Street

O movimento das empresas brasileiras no mercado americano acompanhou o avanço dos índices acionários de Wall Street. O Dow Jones teve ganhos de 1,70%, o S&P500 avançou 1,89% e o Nasdaq saltou 1,78%. Esses resultados positivos podem influenciar o mercado brasileiro quando os agentes financeiros locais voltarem a operar após o corte da taxa Selic pelo Banco Central.

Atuação do Federal Reserve afeta o mercado

A decisão do Federal Reserve de manter os juros na faixa dos 5,25% a 5,50% teve impacto no mercado. O presidente do Fed, Jerome Powell, adotou um tom considerado dovish pelos analistas, sugerindo que novas elevações de juros podem não ser necessárias. Essa postura mais dovish do Fed teve consequências sobre a curva americana e pode afetar o Brasil, já que a taxa nos Estados Unidos baliza os investimentos ao redor do mundo.

Perspectivas para o mercado financeiro brasileiro

Os investidores brasileiros estarão atentos aos indicadores de atividade dos Estados Unidos, como o relatório de emprego (payroll), para avaliar se a economia está de fato desacelerando e a inflação recuando. Além disso, o mercado continuará monitorando a curva brasileira, que pode apresentar um fechamento positivo devido ao comunicado do Copom e ao cenário internacional mais benigno.

Publicidade
Publicidade
🡡