📰 Últimas notícias
Com 97% das obras concluídas, gasoduto de Cuiabá deve ser entregue no início do próximo ano

Com 97% das obras concluídas, gasoduto de Cuiabá deve ser entregue no início do próximo ano

Publicidade

Com 97% das obras concluídas, gasoduto de Cuiabá deve ser entregue no início do próximo ano

A construção do gasoduto em Cuiabá, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), MT Gás e MT Par, está avançando e já se encontra com 97% das obras concluídas. Esse empreendimento tem como objetivo canalizar o gás natural proveniente de San Matías, na Bolívia.

Atualmente, a parte da tubulação está praticamente finalizada, e a de assentamento dos dutos já está pronta. A interligação ao ramal da MT Gás foi concluída com sucesso, e agora a construção passa para a fase de instalação do "city gate", que é uma estação central responsável pela filtragem, regulagem e medição do gás.

Segundo o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues, após a conclusão do "city gate", será iniciada a operação de toda a rede. Serão realizados o comissionamento e testes de funcionamento para certificar que a operação ocorrerá dentro da normalidade. A previsão é de que o gasoduto seja entregue no início de 2024.

Benefícios para empresas e indústrias

Uma das maiores vantagens desse projeto é a troca de matriz energética, o que gerará maior economia para as empresas de forma sustentável. Com a utilização do gás natural, haverá menos emissão de carbono, maior facilidade de uso e segurança.

Esse é um anseio antigo dos empresários do Distrito Industrial de Cuiabá, e sua conclusão trará maior viabilidade econômica para as empresas instaladas na região. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que após a conclusão em Cuiabá, o Governo de Mato Grosso planeja levar essa energia limpa para outras regiões do estado.

Interesse das empresas e economia

Até o momento, 26 empresas do Distrito Industrial já formalizaram interesse em contratar o gás natural. No entanto, a expectativa é que mais de 260 empresas sejam abastecidas, tendo em vista que a economia proporcionada pelo uso do gás natural será de aproximadamente 40%.

O presidente da MT Par, Wener Santos, afirma que Mato Grosso irá entregar o gás natural mais barato do Brasil, com preços competitivos. Além da economia, a energia limpa e renovável trazida pelo Governo do Estado proporcionará tecnologia e sustentabilidade para o Distrito Industrial de Cuiabá, atraindo novos investimentos e gerando empregos.

Com a conclusão do gasoduto e a disponibilidade de uma fonte de energia mais acessível e limpa, o setor industrial e empresarial em Mato Grosso poderá usufruir de benefícios significativos, como maior competitividade e redução dos custos operacionais.

Portanto, a conclusão do gasoduto de Cuiabá representa um marco importante para o desenvolvimento econômico do estado, e os investidores individuais devem acompanhar atentamente as oportunidades que surgirão com a expansão do uso do gás natural em outras regiões.

Publicidade
Publicidade
🡡