CNI pede esforço para Mercosul concluir acordo com União Europeia
07/12/2023CNI pede esforço para Mercosul concluir acordo com União Europeia
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez um apelo nesta quinta-feira, 7, durante a cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro, para que haja um esforço conjunto para a conclusão do acordo com a União Europeia. O acordo, cujas expectativas de concretização neste ano foram frustradas pela falta de concessões entre as partes, é considerado de extrema importância para fortalecer a capacidade produtiva e aumentar o comércio.
O posicionamento da CNI
Em nota publicada durante o evento, a CNI destacou a importância de tratar a conclusão do acordo com os europeus como uma prioridade. Rafael Lucchesi, diretor de Desenvolvimento Industrial e economia da CNI, ressaltou que o Brasil, ao transmitir a presidência rotativa do bloco ao Paraguai, reforçou o compromisso de avançar na agenda interna e no relacionamento com os parceiros comerciais. Agora, segundo ele, o próximo passo é concluir o acordo Mercosul-União Europeia.
A CNI acredita que o acordo trará inúmeros benefícios para a indústria nacional, como o fortalecimento da capacidade produtiva, o aumento das oportunidades de comércio e o estímulo aos investimentos e à inovação. Uma consulta realizada pela CNI em novembro revelou que três quartos das entidades e empresas industriais entendem que a conclusão do acordo deve ser a prioridade da agenda externa do bloco comercial formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Impactos para o mercado financeiro e investidores individuais no Brasil
A conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia teria um impacto significativo no mercado financeiro brasileiro, trazendo potenciais oportunidades de investimento em diversos setores da indústria. Com a expansão do comércio e o aumento dos investimentos, os investidores individuais podem se beneficiar do aquecimento da economia e do crescimento das empresas.
Além disso, a conclusão do acordo também pode estimular a inovação e a modernização das indústrias brasileiras, o que pode resultar em maior competitividade e um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de novas tecnologias e negócios.
Conclusão
A CNI tem como objetivo impulsionar o Mercosul a avançar na conclusão do acordo com a União Europeia, colocando-o como uma prioridade da agenda externa do bloco comercial. A conclusão deste acordo trará benefícios significativos para a indústria nacional, fortalecendo a capacidade produtiva, aumentando o comércio, favorecendo os investimentos e incentivando a inovação.
No mercado financeiro brasileiro, a conclusão do acordo poderá gerar oportunidades de investimento em diversos setores da indústria, além de estimular a modernização e inovação das empresas. Portanto, é importante que o Mercosul e a União Europeia intensifiquem seus esforços para chegar a um acordo satisfatório para ambas as partes, impulsionando o crescimento e desenvolvimento econômico.