China anuncia que enviado especial de Xi Jinping comparecerá à posse de Milei
07/12/2023China anuncia que enviado especial de Xi Jinping comparecerá à posse de Milei
O Ministério das Relações Exteriores da China divulgou que um enviado especial do ditador chinês, Xi Jinping, estará presente na posse de Javier Milei como novo presidente da Argentina. O evento está marcado para o próximo domingo (10) em Buenos Aires. O porta-voz do ministério, Wang Wenbin, afirmou que Xi nomeou Wu Weihua, vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, como seu representante.
A participação dos representantes chineses na posse foi feita a convite do novo governo argentino. Após a vitória de Milei nas eleições, Xi enviou uma mensagem parabenizando o novo presidente e demonstrando sua intenção de trabalhar em conjunto para fortalecer a amizade e cooperação entre os dois países.
Durante sua campanha, o economista argentino garantiu que não faria negócios com a China e argumentou que cortar as relações com o gigante asiático não seria uma tragédia macroeconômica. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores da China afirmou no mês passado que seria um grande erro para a Argentina romper laços com países do tamanho do Brasil e da China. Essa possibilidade foi sugerida por Milei e alguns de seus colaboradores nos últimos meses.
Nos últimos anos, a Argentina e a China mantiveram boas relações. A Argentina aderiu à Nova Rota da Seda, uma iniciativa econômica internacional da China que busca consolidar sua influência através de investimentos em infraestrutura. A continuidade da Argentina nessa iniciativa ainda é incerta com o novo governo resultante das últimas eleições.
Além disso, a China possui investimentos estratégicos na Argentina, especialmente em setores como infraestrutura e mineração. Os dois países também possuem um acordo de swap cambial, no qual a Argentina recebe pagamentos em yuan pelas exportações para a China, não em dólares.
A presença do enviado especial de Xi Jinping na posse de Milei mostra a importância que a China atribui às relações com a Argentina e como esses laços podem impactar o mercado financeiro. Investidores individuais no Brasil devem ficar atentos às repercussões dessa visita, especialmente nas áreas de comércio, investimentos e cooperação econômica entre os dois países. O desenvolvimento dessas relações pode influenciar os mercados financeiros globais e, consequentemente, o comportamento dos investidores brasileiros.