Chevron assume controle da maior planta de hidrogênio verde do mundo
13/09/2023Chevron se torna acionista majoritária da maior planta de hidrogênio verde do mundo
A Chevron New Energies adquiriu uma participação de 78% no projeto Advanced Clean Energy Storage (ACES), tornando-se a acionista majoritária da maior planta de hidrogênio verde do mundo. A planta está sendo desenvolvida pela Haddington Ventures em Utah, nos Estados Unidos. O investimento da Chevron reforça o interesse das grandes petrolíferas em projetos ligados à transição energética. O acordo não teve os termos divulgados.
Benefícios e objetivos do projeto
A ACES tem como objetivo fornecer inicialmente mais de 300 gigawatts hora de energia limpa para o oeste dos Estados Unidos. Além disso, a planta ajudará a estabilizar a rede elétrica em momentos de instabilidade na geração eólica e solar. O projeto recebeu um empréstimo de US$ 504 milhões do Departamento de Energia dos EUA em 2022 e tem previsão de conclusão para meados de 2025.
Investimento em redução de emissões de carbono
A aquisição da participação no projeto ACES pela Chevron demonstra o compromisso das grandes petrolíferas em reduzir as emissões de carbono em suas atividades. A Exxon Mobil, por exemplo, adquiriu a maior rede de gasodutos de CO2 nos EUA, enquanto a Occidental Petroleum está construindo a maior fábrica do mundo para remover dióxido de carbono diretamente da atmosfera.
A Chevron planeja investir US$ 10 bilhões em projetos de baixo carbono ao longo de oito anos, tanto na redução de suas próprias emissões como na expansão da produção de energia limpa. Para a empresa, o investimento na ACES oferece uma "plataforma de crescimento para o futuro" e traz a possibilidade do hidrogênio ser usado para geração de energia, transporte pesado e substituição do hidrogênio baseado em combustíveis fósseis nas suas refinarias.
Parceria com a Mitsubishi Power Americas
A Chevron também firmou uma parceria com a Mitsubishi Power Americas no projeto ACES. A empresa japonesa será responsável por construir a turbina que usará o hidrogênio armazenado para produzir eletricidade, que poderá ser enviada para locais distantes, incluindo a Califórnia.
O potencial do hidrogênio como ferramenta de descarbonização
Muitas empresas estão buscando o hidrogênio como forma de descarbonização, pois ele pode ser produzido a partir de água usando energia renovável, sem emissão de gases de efeito estufa. Quando queimado em uma turbina, o hidrogênio não emite dióxido de carbono. No entanto, a maior parte do hidrogênio atualmente utilizado é extraído de gás natural, o que emite carbono. Por isso, o hidrogênio é visto com suspeita por ambientalistas, que enxergam nesse processo uma forma de as empresas petrolíferas continuarem usando combustíveis fósseis.
O presidente da Chevron New Energies, Jeff Gustavson, destaca que o hidrogênio é "abundante, versátil, é um transportador de energia com baixo ou nenhum carbono e pode ser produzido a partir de múltiplas fontes". Segundo ele, o projeto ACES será capaz de armazenar grandes quantidades de hidrogênio, além de ser escalável.
A aquisição da participação majoritária no projeto ACES pela Chevron representa um avanço no caminho da transição energética e mostra o interesse crescente das grandes petrolíferas em investir em projetos de energia limpa e sustentável.