📰 Últimas notícias
Chegada de carros híbridos compactos vai aquecer mercado nos próximos anos

Chegada de carros híbridos compactos vai aquecer mercado nos próximos anos

Publicidade

Chegada de carros híbridos compactos vai aquecer mercado nos próximos anos

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) acredita que as vendas de veículos no Brasil devem voltar ao patamar de 3 milhões de unidades em três ou quatro anos. Essa estimativa é impulsionada pelos lançamentos de carros compactos que ocorrerão nesse período.

Carros compactos com motores flex e sistemas híbridos

O diferencial desses modelos, que serão hatches sedãs e SUVs, será a junção de motores flex a sistemas híbridos. Essa combinação trará uma redução de consumo e permitirá que as montadoras se enquadrem nas regras de emissões mais rígidas. Além disso, as empresas já têm uma visão de investimento e retorno, o que possibilita definir a estratégia de preços dos produtos.

Tecnologias nos carros compactos já conhecidos

As tecnologias de hibridização estarão presentes em carros compactos já conhecidos, que ganharão atualizações e novas versões entre 2024 e 2028. Entre as opções esperadas estão o Volkswagen Polo, o Peugeot 208 e o Hyundai Creta. A expectativa é que os valores praticados não se distanciem dos atuais, com opções cujos preços iniciais ficarão entre R$ 90 mil e R$ 120 mil.

Hibridização leve para carros compactos

No entanto, não se deve esperar uma enxurrada de carros compactos com sistemas híbridos plenos, como o sedã médio Toyota Corolla Hybrid Flex. Nas faixas de preço mais baixas, o que deve predominar são os conjuntos considerados leves, nos quais um alternador mais potente auxilia o motor a combustão. Essa configuração aproveita a eletricidade para reduzir o consumo de combustível nas partidas e fornecer torque extra nas arrancadas, entre outros recursos.

Impacto no mercado financeiro e para investidores individuais

A chegada dos carros híbridos compactos terá impactos significativos no mercado financeiro e também para os investidores individuais. A expectativa é que o mercado de veículos no varejo aqueça, impulsionado pelo apelo dessas novidades tecnológicas e pela queda nas taxas de juros de financiamento. Esse movimento de atualização de frotas tende a continuar em 2024, já que a idade média dos veículos disponíveis para locação ainda é maior do que no período pré-pandemia.

Impacto para locadoras e aplicativos de transporte

A renovação das frotas também beneficia as locadoras de veículos e os aplicativos de transporte. Em dezembro, cerca de 75 mil carros de passeio e comerciais leves foram vendidos para locadoras, o que representa 32% do total de veículos emplacados nesse período. O mercado tem crescido com o aumento dos carros por assinatura, além dos aplicativos de transporte.

Em resumo, a chegada dos carros híbridos compactos promete aquecer o mercado de veículos nos próximos anos no Brasil. As tecnologias de hibridização trazem benefícios de redução de consumo e enquadramento nas regras de emissões, sendo utilizadas em modelos já conhecidos. O mercado financeiro e os investidores individuais tendem a se beneficiar desse movimento, assim como as locadoras e os aplicativos de transporte.

Publicidade
Publicidade
🡡