Cervejarias investem em moderação com avanço de jovens sóbrios
20/08/2023Consumo moderado de bebidas alcoólicas: um mercado em crescimento no Brasil
Você já deve ter ouvido o famoso alerta "beba com moderação" nas propagandas de cerveja, não é mesmo? Mas agora, esse aviso deixou de ser apenas uma formalidade e se tornou o foco de um mercado em ascensão. O consumo moderado de bebidas alcoólicas vem recebendo cada vez mais investimentos e pesquisas para atender a uma demanda crescente.
Esse movimento está relacionado ao aumento da preocupação com alimentação e hábitos saudáveis, que ganhou força durante a pandemia. Além disso, estatísticas recentes indicam uma mudança de comportamento dos consumidores, especialmente entre os mais jovens.
Para atender a esse público, a indústria cervejeira tem investido em novos produtos, como a Corona com vitamina D, a Stella Artois sem glúten e a Bud Zero, sem álcool. Além disso, as bebidas com redução de calorias também têm ganhado espaço.
Um dos segmentos mais relevantes nesse mercado é o das bebidas com teor alcoólico próximo de zero. De acordo com um estudo do Sindicerv, sindicato que reúne a Ambev e a Heineken, foram vendidos mais de 390 milhões de litros dessas bebidas no ano passado, um aumento expressivo em relação aos 140 milhões de litros em 2019. A estimativa é que esse número chegue a 480 milhões de litros em 2023.
Apesar do crescimento significativo, é importante notar que esse mercado ainda é pequeno se comparado ao consumo total de bebidas alcoólicas, que gira em torno de 16 bilhões de litros. No entanto, os números apontam uma "explosão" nesse segmento, de acordo com Márcio Maciel, presidente executivo do Sindicerv.
Ainda não há uma definição clara do perfil do consumidor desse tipo de bebida, pois é um mercado recente. No entanto, há indícios de que os jovens estão bebendo menos e se preocupando mais com o que consomem. Além disso, fatores sociais, como o medo de passar vergonha nas redes sociais, também têm influenciado nessa mudança de comportamento.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que houve uma diminuição no consumo excessivo de álcool entre os jovens. Na faixa etária de 18 a 24 anos, a queda foi de 25% em 2020 para 19,3% em 2021. Já entre os jovens de 25 a 34 anos, a redução foi de 30,9% para 25,5%.
Apesar da preocupação com a saúde ser um fator importante, um estudo do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) aponta que preocupações sociais, como o receio de passar vergonha, também têm influenciado na moderação do consumo.
Diante desse cenário, empresas como a Ambev estão investindo em inovação e pesquisa para atender a essa demanda. A empresa tem um centro de inovações tecnológicas que desenvolve novas bebidas e também projetos voltados para o conceito de moderação e consumo responsável.
Além disso, a Ambev lançou recentemente um aplicativo com inteligência artificial, chamado Flow Voice, que consegue identificar, pela voz do usuário, se ele está embriagado.
Outras estratégias utilizadas pelas empresas incluem a criação de produtos que permitem o consumo em novas ocasiões, como o horário de almoço, e a redução do teor alcoólico das bebidas. Até 2025, a Ambev tem como meta que os produtos com pouco ou nenhum teor alcoólico representem pelo menos 20% do seu volume global de cerveja.
Esse movimento de redução do teor alcoólico não é novo, mas agora as bebidas conseguem manter o sabor das versões tradicionais. As técnicas de fabricação evoluíram bastante nas últimas décadas, tornando possível a produção de cervejas com teor alcoólico próximo de zero, como no caso da Heineken, que chega a ter apenas 0,03% de álcool.
Mesmo as cervejarias artesanais também têm investido nesse segmento, apesar de não terem os mesmos recursos das grandes indústrias. Algumas utilizam leveduras especiais ou técnicas de fermentação para produzir cervejas com teor alcoólico reduzido.
O mercado de bebidas alcoólicas com teor alcoólico próximo de zero é uma oportunidade de investimento interessante para os consumidores brasileiros. Essa tendência de consumo moderado está em linha com a busca por hábitos saudáveis, e as empresas estão atentas a esse movimento, procurando inovar e oferecer produtos que atendam a essa demanda.