📰 Últimas notícias
Calixcoca | A 1ª potencial vacina contra vício em cocaína é brasileira

Calixcoca | A 1ª potencial vacina contra vício em cocaína é brasileira

Publicidade

Calixcoca: A 1ª potencial vacina contra vício em cocaína é brasileira

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão desenvolvendo uma pesquisa inovadora que pode revolucionar o tratamento da dependência química em todo o mundo: a primeira vacina contra o vício em cocaína e crack, chamada de Calixcoca. Os testes clínicos em humanos estão prestes a começar e a iniciativa já recebeu reconhecimento internacional, incluindo um prêmio de 500 mil euros.

A importância da vacina para gestantes e bebês

A vacina Calixcoca pode ser uma importante alternativa de tratamento para grupos específicos com comportamentos de risco, como gestantes com histórico de uso de crack. Se as pesquisas concluírem com sucesso a segurança da vacina contra o vício em cocaína, o imunizante poderá proteger tanto a mulher quanto o bebê dos efeitos nocivos das drogas.

Reconhecimento internacional

A pesquisa pioneira da UFMG foi destaque no Prêmio Euro Inovação na Saúde, uma premiação patrocinada pela empresa farmacêutica Eurofarma. O projeto venceu outras 11 iniciativas e recebeu um prêmio de 500 mil euros, o equivalente a 2,6 milhões de reais. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG, comemorou a conquista e ressaltou a importância da Calixcoca como uma esperança para o tratamento contra as drogas.

No entanto, a reitora enfatizou que ainda há um longo caminho pela frente, pois é necessário realizar mais testes e investimentos para a completa desenvolvimento da vacina. O seu composto inovador exigirá milhares de testes antes de ser disponibilizado para o público.

Como funciona a vacina

A partir dos testes com modelos animais, os pesquisadores descobriram que a vacina induz o sistema imunológico a produzir anticorpos que se ligam à cocaína e ao crack quando são absorvidos pelo organismo. Essa ligação cria uma molécula muito grande, impedindo que a droga passe pela barreira hematoencefálica e chegue ao cérebro, onde causaria efeitos nocivos ao Sistema Nervoso Central.

Nos testes pré-clínicos, a vacina mostrou-se segura e eficaz no tratamento da dependência por crack e cocaína. Além disso, foi possível observar seus efeitos na prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez.

A vacina Calixcoca é uma esperança para aqueles que sofrem com a dependência química e pode representar um grande avanço para o tratamento dessa doença ao redor do mundo. No entanto, é importante ressaltar que a pesquisa ainda está em andamento e é necessário aguardar a conclusão dos testes clínicos em humanos para determinar sua eficácia e segurança.

Publicidade
Publicidade
🡡