📰 Últimas notícias
Brasil propõe garantir exportações para Argentina em moeda chinesa

Brasil propõe garantir exportações para Argentina em moeda chinesa

Publicidade

A Argentina está enfrentando uma escassez de dólares e uma forte crise econômica, o que está levando o governo brasileiro a propor um novo método de pagamento para as exportações de produtos do Brasil para o país vizinho. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o Brasil fez a proposta de que a Argentina pague pelas compras em yuan, a moeda chinesa. O Banco do Brasil converteria então o yuan em reais antes de repassar o valor aos exportadores brasileiros.

Essa proposta ainda está em fase de teste e inicialmente teria um limite entre US$ 100 milhões e US$ 140 milhões. A intenção é aumentar a segurança dos exportadores brasileiros, que estão preocupados com a possibilidade de calote de empresas argentinas.

Caso a Argentina aceite essa proposta, haverá impactos tanto no mercado financeiro como para os investidores individuais no Brasil. Os exportadores brasileiros terão a garantia de receber o valor das suas exportações com 100% de segurança, sem o risco de calote. Isso traz uma perspectiva positiva para esses profissionais, que dependem das exportações para manter seus negócios.

Para o Brasil, essa proposta também traz vantagens. O câmbio será feito do yuan para o real, o que tranquiliza o Tesouro Nacional, uma vez que não há risco de default. Além disso, essa iniciativa fortalece a relação entre Brasil e Argentina, país com o qual o Brasil tem um comércio intenso.

Vale ressaltar que essa proposta está diretamente ligada à crise econômica que a Argentina enfrenta e à escassez de dólares, problema que afeta o comércio entre os dois países. A possível criação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina já foi discutida anteriormente e pode ser uma solução para intermediar o comércio regional.

Outra frente de negociação é a inclusão da Argentina como sócio do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics. Essa instituição financeira financia projetos de infraestrutura em países em desenvolvimento e atualmente conta com os países do Brics e outros países na sua composição.

A proposta de pagamento em yuan para as exportações brasileiras para Argentina é uma alternativa interessante para contornar os problemas econômicos do país vizinho. Caso seja aceita, trará benefícios tanto para os exportadores brasileiros como para o Brasil. Resta aguardar a posição da Argentina em relação a essa proposta e observar os desdobramentos no mercado financeiro e para os investidores brasileiros.

Publicidade
Publicidade
🡡