Brasil e Paraguai iniciam na próxima semana negociações para revisar regras de venda da energia de Itaipu
19/10/2023Brasil e Paraguai iniciam na próxima semana negociações para revisar regras de venda da energia de Itaipu
Na próxima quinta-feira (26), o Conselho de Administração de Itaipu terá uma reunião marcada em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente paraguaio, Santiago Peña. O objetivo dessa reunião é dar início às negociações para a revisão do anexo C do tratado de criação da usina binacional de Itaipu, que estabelece as regras de comercialização da energia produzida.
O anexo C determina que essa parte do tratado seja revisada após o término do pagamento das dívidas contraídas para a construção da usina, o que ocorreu em fevereiro deste ano. Atualmente, Brasil e Paraguai têm direito a 50% da energia produzida por Itaipu, sendo que o Paraguai consome uma quantidade menor do que tem direito, e o Brasil compra esse excedente.
Durante uma audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado na última quinta-feira (19), o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, afirmou que a usina tem o papel de auxiliar técnico, elaborando as planilhas e os números para as negociações. O Ministério de Relações Exteriores será o responsável pela negociação, assim como o ministro de Relações Exteriores do Paraguai.
Silva e Luna defendeu que a usina seja uma geradora de energia e de desenvolvimento para ambos os países. Para ele, é estratégico gerar recursos para investimentos futuros, visando o crescimento do Paraguai e do Brasil.
Essa revisão das regras de venda da energia de Itaipu representa um marco importante, pois é a primeira vez, após 50 anos, que Brasil e Paraguai terão a oportunidade de rediscutir o acordo. Essas negociações podem ter impactos significativos no mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil.
É importante ficar atento aos desdobramentos dessas negociações, uma vez que possíveis mudanças nas regras de venda da energia de Itaipu podem afetar a forma como o Brasil compra o excedente paraguaio e, consequentemente, ter implicações econômicas e financeiras para empresas e investidores que atuam nesse setor.
Portanto, é fundamental acompanhar de perto as notícias relacionadas a essa revisão do acordo de Itaipu, uma vez que isso pode trazer oportunidades e desafios para o mercado de energia e investimentos no Brasil.