📰 Últimas notícias
Brasil e Bolívia se reúnem para discutir cooperação no setor de fertilizantes

Brasil e Bolívia se reúnem para discutir cooperação no setor de fertilizantes

Publicidade

Brasil e Bolívia se reúnem para discutir cooperação no setor de fertilizantes

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, recebeu na terça-feira, 3, os ministros bolivianos de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina Ortiz, e do Desenvolvimento Rural e Terras, Remy Gonzalez, para discutir investimentos no setor de fertilizantes. Segundo o ministério do Brasil, o objetivo da reunião foi avançar nas negociações para a criação de um acordo bilateral que promova a retomada das relações comerciais e institucionais entre os dois países.

Investimentos em novas plantas industriais de fertilizantes

Durante o encontro, foram discutidos investimentos para a construção de novas plantas industriais de produção de ureia em Corumbá (MS) e Puerto Quijarro, na Bolívia, além de uma planta para a produção de cloreto de potássio em Coipasa, também na Bolívia. De acordo com o ministério brasileiro, esses investimentos visam fortalecer a produção de fertilizantes e diminuir a dependência externa do Brasil nesse setor, que atualmente corresponde a quase 90% das importações.

Aliados para a independência brasileira na produção de fertilizantes

Segundo o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda, a Bolívia é um aliado importante para a independência brasileira na produção de fertilizantes. A cooperação entre os dois países permitirá a implementação de indústrias de fertilizantes tanto na Bolívia quanto no Brasil, contribuindo para reduzir a dependência do país na importação desses produtos. O Brasil utiliza principalmente potássio, fósforo e nitrogênio como nutrientes para a agricultura.

Segurança alimentar e cooperação tecnológica

Além dos investimentos em infraestrutura para a produção de fertilizantes, a reunião abordou tópicos estratégicos para a segurança alimentar nos dois países e na América do Sul como um todo. Foram discutidos acordos para a troca tecnológica, com destaque para a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, destacou que a instituição está pronta para estabelecer essa parceria entre o Brasil e a Bolívia, e compartilhar conhecimentos e inovações na área de fertilizantes.

Impactos no mercado financeiro e para os investidores individuais no Brasil

A cooperação entre Brasil e Bolívia no setor de fertilizantes pode trazer diversos impactos no mercado financeiro brasileiro. A implementação de novas plantas de produção de fertilizantes pode impulsionar a economia e gerar novos empregos. Além disso, a redução da dependência externa na importação desse insumo pode contribuir para a diminuição dos custos na agricultura brasileira, o que pode beneficiar produtores rurais e empresas do setor.

Para os investidores individuais brasileiros, a cooperação no setor de fertilizantes pode representar oportunidades de investimento. Empresas ligadas à produção de fertilizantes e ao setor agrícola como um todo podem se beneficiar dessa parceria, resultando em possíveis valorizações de ações. Portanto, é importante que os investidores acompanhem de perto os desdobramentos dessas negociações e avaliem as possibilidades de investimento nesse setor específico da economia.

Publicidade
Publicidade
🡡