📰 Últimas notícias
Bolsas de NY sobem, ainda animadas com expectativa de cortes do Fed; Dow Jones renova recorde

Bolsas de NY sobem, ainda animadas com expectativa de cortes do Fed; Dow Jones renova recorde

Publicidade

Bolsas de NY fecham em alta impulsionadas por perspectivas de corte de juros do Fed

As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta quinta-feira, 14, com leve alta, impulsionadas pela expectativa de cortes na taxa de juros dos Estados Unidos. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram ganhos de 0,43%, 0,27% e 0,19%, respectivamente. O Dow Jones atingiu um novo recorde histórico, alcançando a marca dos 37.248,31 pontos.

Powell afirma que corte de juros está em discussão

A alta no mercado acionário norte-americano se deu em meio à euforia causada pelos comentários do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. Na quarta-feira, Powell afirmou que o corte na taxa básica de juros já está sendo discutido. Esse posicionamento mais "dovish" do banco central norte-americano surpreendeu positivamente os investidores.

Reflexos no mercado financeiro

Segundo o City Index, a alta vista hoje nas bolsas de Nova York é uma reação aos comentários de Powell, que foram ainda mais "dovish" do que o esperado. Essa postura do Fed em relação aos juros pode ser motivada por preocupações de que uma recessão possa estar no horizonte, caso as condições financeiras não sejam facilitadas.

Impacto na economia dos EUA

A CMC Markets avalia que os investidores estão ficando mais otimistas em relação à economia dos Estados Unidos para o ano de 2024. Dados recentes, como as vendas do varejo que subiram em novembro, contrariando projeções de queda, e a queda nos pedidos de auxílio-desemprego, em relação às expectativas de alta, têm contribuído para esse sentimento de resiliência econômica.

Setores em destaque

No dia de hoje, os setores bancário e energético tiveram desempenho destacado. Bancos como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America apresentaram altas significativas, impulsionando o mercado. No setor de energia, empresas como Chevron e Exxon Mobil tiveram valorização, acompanhando o desempenho positivo do preço do petróleo. Aliás, o setor energético foi o que mais subiu dentre os 11 subíndices do S&P 500.

Em resumo, as bolsas de Nova York encerraram em alta, ainda animadas com as perspectivas de corte de juros do Fed. Os comentários dovish de Jerome Powell elevaram o otimismo dos investidores, que também estão confiantes na resiliência da economia dos Estados Unidos. Os setores bancário e energético se destacaram no pregão de hoje, impulsionando o mercado acionário norte-americano.

Publicidade
Publicidade
🡡