📰 Últimas notícias
Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por indicadores sugerindo cortes do Fed em 2024

Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por indicadores sugerindo cortes do Fed em 2024

Publicidade

Bolsas de NY fecham em alta, impulsionadas por indicadores sugerindo cortes do Fed em 2024

As bolsas de Nova York encerraram o pregão desta quinta-feira, 21 de dezembro, com ganhos significativos. O impulso veio dos indicadores econômicos dos Estados Unidos, que reforçaram as perspectivas de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) no próximo ano. Além disso, alguns resultados divulgados por empresas superaram as expectativas, o que também teve impacto positivo em seus respectivos setores.

Indicadores econômicos e perspectivas de juros

O Departamento de Comércio dos EUA revisou para baixo a estimativa de crescimento anualizado do PIB americano no terceiro trimestre, de 5,2% para 4,9%. Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE) apresentou um avanço menor do que o calculado anteriormente, registrando 2,6%.

Essas leituras do mercado reforçaram a precificação por cortes de juros do Fed a partir de março do próximo ano, de acordo com a plataforma de monitoramento do CME Group. Essa expectativa de redução da taxa de juros impulsionou os investidores, refletindo positivamente nas bolsas de valores.

Destaque para fabricantes de semicondutores e empresas de cruzeiros

As ações das fabricantes de semicondutores foram destaque no pregão de hoje, graças ao anúncio da Micron de uma receita maior do que a esperada. O aumento na demanda por chips para inteligência artificial impulsionou o papel da empresa, que subiu 8,63%. Outras empresas do setor também se beneficiaram, com a Nvidia ganhando 1,83%, a Intel subindo 2,88% e a Qualcomm valorizando-se em 1,42%.

No setor de cruzeiros, as ações da Carnival Corporation tiveram um aumento de 6,20% após a divulgação dos resultados do quarto trimestre. Esse aumento também impactou positivamente outras empresas do setor, como a Royal Caribbean, que avançou 5,21%, e a Norwegian Cruise Lines, que registrou um aumento de 5,44%. As ações da Carnival e da Royal Caribbean mais do que dobraram de valor neste ano, enquanto as da norueguesa subiram 70%.

Perspectivas para o mercado financeiro e investidores individuais no Brasil

Essa alta expressiva das bolsas de Nova York pode ter alguns impactos para o mercado financeiro e investidores individuais no Brasil. Primeiramente, a precificação por cortes de juros do Fed pode influenciar o comportamento do Banco Central brasileiro, que também pode optar por reduzir a taxa Selic, a fim de estimular a economia nacional.

Além disso, os resultados positivos divulgados por empresas americanas podem gerar expectativas de resultados semelhantes para as empresas brasileiras, o que pode impactar positivamente os investimentos no mercado de ações.

Deve-se lembrar, no entanto, que o período de festas de fim de ano costuma ser marcado por uma menor liquidez nos mercados, devido à redução do volume de negócios. Portanto, é importante seguir monitorando as notícias e acompanhando as tendências do mercado para tomar decisões de investimento informadas.

(Com informações do Dow Jones Newswires)

Publicidade
Publicidade
🡡