📰 Últimas notícias
Bolsas de NY fecham em alta, com techs apoiadas por IA na véspera do payroll nos EUA

Bolsas de NY fecham em alta, com techs apoiadas por IA na véspera do payroll nos EUA

Publicidade

Bolsas de NY fecham em alta, com techs apoiadas por IA na véspera do payroll nos EUA

Os mercados acionários de Nova York encerraram o pregão desta quinta-feira (2) em alta, impulsionados principalmente pelo avanço das empresas de tecnologia. O índice Nasdaq apresentou o melhor desempenho, com uma valorização superior a 1%, favorecido pelas notícias relacionadas à inteligência artificial (IA).

O índice Dow Jones subiu 0,17%, atingindo os 36.117,38 pontos, enquanto o S&P 500 teve um avanço de 0,80%, chegando aos 4.585,59 pontos. O destaque ficou por conta do Nasdaq, que fechou com um ganho de 1,37%, alcançando os 14.339,99 pontos.

Uma das principais empresas a impulsionar o setor tecnológico foi a Alphabet, que registrou um aumento de 5,31% em suas ações. A companhia anunciou o desenvolvimento do software Gemini, que promete ser superior em relação à tecnologia da concorrente OpenAI. A notícia impulsionou positivamente os papéis da Alphabet no mercado.

Outra empresa que obteve um desempenho expressivo foi a Advanced Micro Devices (AMD), com uma alta de 9,89%. A expectativa de que gigantes como Microsoft, Meta e OpenAI utilizem o chip da AMD voltado para inteligência artificial impulsionou o valor das ações da empresa, que concorre diretamente com a Nvidia (+2,40%).

Porém, nem todas as notícias foram positivas para o mercado. A Merck anunciou o encerramento de suas pesquisas para o desenvolvimento de um medicamento para câncer de pulmão, o que gerou uma queda de 1,67% nas ações da empresa. Essa queda, por sua vez, impactou negativamente o índice Dow Jones.

Além das notícias corporativas, outro fator que influenciou o mercado foi a valorização do iene em relação ao dólar durante a tarde. Essa valorização reduziu o movimento de aversão ao risco e afetou diversos mercados ao redor do mundo.

Os investidores também ficaram na expectativa pela divulgação do relatório de emprego (payroll) de novembro nos Estados Unidos, que ocorrerá amanhã. Segundo Craig Erlam, da Oanda, esse relatório terá um significado importante, especialmente em relação aos dados sobre os salários. De acordo com projeções do Broadcast, espera-se um crescimento de 0,21% em novembro em comparação com outubro, e um aumento de 4,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

Por fim, vale destacar que a Boeing registrou alta de 0,19% após comunicar aos fornecedores que a produção dos jatos será mais lenta do que o inicialmente previsto.

Esses foram os principais destaques do mercado acionário de Nova York, que encerrou o dia em alta, impulsionado pelo desempenho positivo das empresas de tecnologia e na véspera da divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos. Acompanhar as movimentações do mercado e as notícias corporativas é fundamental para investidores individuais que desejam se manter informados e tomar decisões embasadas nas tendências do mercado financeiro.

Publicidade
Publicidade
🡡