📰 Últimas notícias
Bolsas de NY avançam após payroll e S&P 500 tem maior sequência de ganhos semanais desde 2019

Bolsas de NY avançam após payroll e S&P 500 tem maior sequência de ganhos semanais desde 2019

Publicidade

Bolsas de NY avançam após payroll e S&P 500 tem maior sequência de ganhos semanais desde 2019

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta sessão de volatilidade acentuada, impulsionadas pelo relatório de emprego (payroll) e pelos dados de expectativas de inflação dos EUA. Os investidores estão avaliando, por um lado, as esperanças de um pouso suave nos EUA e, por outro lado, os riscos de o Fed (Federal Reserve) ser mais cauteloso ao cortar juros em 2024.

O índice Dow Jones encerrou a sessão com um ganho de 0,36%, alcançando 36.247,87 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,41%, atingindo 4.604,37 pontos. O Nasdaq teve uma valorização de 0,45%, chegando a 14.403,97 pontos. Em comparação com a sexta-feira passada, os ganhos foram de 0,01%, 0,21% e 0,69%, respectivamente.

O destaque do dia foi o relatório de payroll, que mostrou uma criação de emprego acima do esperado e uma queda na taxa de desemprego. Isso alimentou as expectativas de um pouso suave nos EUA, ou seja, de uma retração da inflação sem provocar uma recessão na economia. No entanto, há também a ponderação de que a perspectiva de que o Fed terá que cortar juros agressivamente no próximo ano sofreu um certo revés, uma vez que os retornos dos Treasuries tiveram uma alta.

A possibilidade de um pouso suave na economia dependerá muito de se o Fed cortará juros suficientemente cedo para evitar uma virada negativa mais profunda. O banco Berenberg, em um relatório, avaliou que as surpresas positivas do payroll não justificam adiar as apostas para quando o ciclo de relaxamento monetário do Fed começará.

As bolsas oscilaram entre território positivo e negativo pela manhã, refletindo leituras distintas do mercado. No entanto, receberam um impulso após a Universidade de Michigan revelar uma alta maior que o consenso de mercado previa no sentimento do investidor. Além disso, os dados da instituição registraram uma desaceleração nas expectativas de inflação em 1 e 5 anos, o que foi considerado uma boa notícia para o Fed, segundo a visão da Pantheon.

Entre os destaques do dia, a Microsoft subiu 0,88% após a notícia de que a parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT, está sob investigação no Reino Unido. Já a Lululemon ganhou 2,37% depois de divulgar um guidance com projeções abaixo das expectativas.

O S&P 500, em particular, teve a sexta semana consecutiva de alta, o que representa a maior sequência semanal positiva desde novembro de 2019, de acordo com a Dow Jones Market Data. Isso indica um bom momento para o mercado financeiro e pode ser uma oportunidade de investimento para os investidores individuais no Brasil. No entanto, é importante ficar atento às possíveis oscilações e aos riscos relacionados à política monetária do Fed e às expectativas de inflação nos EUA. No geral, o cenário econômico e a performance das bolsas de Nova York devem ser acompanhados de perto pelos investidores brasileiros interessados em finanças e investimentos.

Publicidade
Publicidade
🡡