📰 Últimas notícias
Bolsas da Europa operam em baixa modesta, após PIB da Alemanha e dados da zona do euro

Bolsas da Europa operam em baixa modesta, após PIB da Alemanha e dados da zona do euro

Publicidade

Bolsas da Europa operam em baixa modesta, após PIB da Alemanha e dados da zona do euro

As bolsas europeias começaram a semana em baixa, refletindo dados fracos de crescimento da Alemanha e números da indústria e da balança comercial da zona do euro. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrou queda de 0,17% na manhã desta segunda-feira, chegando a 475,94 pontos.

Contratação do PIB da Alemanha

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha teve uma contração de 0,3% em 2023, após um crescimento de 1,8% no ano anterior. Os dados foram divulgados pelo escritório de estatísticas do país, o Destatis. A presidente do Destatis, Ruth Brand, atribuiu o resultado à inflação alta, juros maiores e demanda fraca. No entanto, é importante ressaltar que o PIB alemão de 2023 é 0,7% maior que o de 2019, antes do início da pandemia de covid-19.

Dados da zona do euro

Na zona do euro, a produção industrial teve uma queda mensal de 0,3% em novembro, em linha com as previsões. Além disso, foi registrado um superávit comercial ajustado de 14,8 bilhões de euros no mesmo mês.

Impactos no mercado financeiro

Os mercados dos Estados Unidos estão fechados hoje devido ao feriado de Martin Luther King, o que pode resultar em uma liquidez mais restrita na Europa. Isso pode impactar o desempenho das bolsas europeias ao longo do dia.

No cenário europeu, a Bolsa de Londres registrou queda de 0,20%, Paris apresentou recuo de 0,27% e Frankfurt cedeu 0,29%. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa apresentaram baixas de 0,32%, 0,09% e 0,57%, respectivamente.

Considerações finais

Os dados fracos de crescimento da Alemanha e da zona do euro afetaram negativamente as bolsas europeias, que operam em baixa neste início de semana. A contração do PIB alemão e a queda na produção industrial da zona do euro indicam desafios econômicos que podem ter impactos tanto na Europa quanto em outros mercados ao redor do mundo.

É importante que os investidores no Brasil estejam atentos a esses indicadores econômicos, pois eles podem influenciar os mercados financeiros e, consequentemente, os investimentos. A queda nas bolsas europeias pode ser um reflexo das incertezas e desafios enfrentados pela economia global, o que pode trazer volatilidade e oportunidades para os investidores brasileiros.

Publicidade
Publicidade
🡡