📰 Últimas notícias
Bolsas da Europa operam com ganhos, após dados da região e antes de Lagarde, do BCE

Bolsas da Europa operam com ganhos, após dados da região e antes de Lagarde, do BCE

Publicidade

Bolsas da Europa operam com ganhos, após dados da região e antes de Lagarde, do BCE

Os mercados acionários da Europa abriram em alta nesta sexta-feira, impulsionados por indicadores positivos da região e na expectativa das declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. Também estão no radar dos investidores as falas previstas para hoje do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell.

O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava uma alta de 0,68%, atingindo 464,76 pontos, às 6h40 (horário de Brasília). Esse movimento segue a divulgação do índice de gerentes de compras (PMI) da indústria da zona do euro, que subiu para 44,2 em novembro, de acordo com a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank. A previsão dos analistas era de 43,8. Embora o PMI tenha atingido sua máxima em seis meses, ainda está abaixo do patamar de 50, que separa a contração da expansão da atividade econômica.

Na Alemanha, o PMI da indústria também apresentou um crescimento de 42,6 em novembro, superando a previsão de 42,6 dos analistas. Já na Itália, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre teve um aumento de 0,1% em relação ao trimestre anterior e em comparação com o mesmo período do ano anterior, contrariando as previsões de estabilidade.

No Reino Unido, o PMI industrial subiu para 47,2 em novembro, acima das expectativas de 46,7, porém ainda abaixo do nível de 50.

Apesar da divulgação desses dados, as bolsas europeias continuam com um bom desempenho. Às 8h30, Christine Lagarde deve fazer uma fala durante um painel em um fórum de regulação bancária do BCE.

Considerando esses eventos, às 6h44 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres apresentava uma alta de 0,78%, Frankfurt avançava 0,82%, Paris tinha um crescimento de 0,64%, Milão operava com um ganho de 0,53% e Lisboa, com uma leve alta de 0,02%.

No mercado cambial, o euro estava se valorizando em relação ao dólar, sendo cotado a US$ 1,0902, enquanto a libra registrava uma alta, alcançando US$ 1,2674.

Essas movimentações nos mercados acionários da Europa podem impactar o cenário financeiro global. Para os investidores brasileiros interessados em finanças e investimentos, é importante acompanhar o desenrolar desses eventos, pois podem influenciar as decisões de investimento e os movimentos das bolsas brasileiras.

Publicidade
Publicidade
🡡