📰 Últimas notícias
Bolsas da Europa fecham mistas, após CPI alemão sustentar mais altas de juros e de olho em Fed

Bolsas da Europa fecham mistas, após CPI alemão sustentar mais altas de juros e de olho em Fed

Publicidade

Mercados acionários europeus fecham mistos devido à perspectiva do BCE elevar juros em setembro

Os mercados acionários da Europa fecharam de forma mista nesta quarta-feira, 30, com os investidores reagindo ao avanço da inflação na Alemanha, que aumenta a expectativa de uma alta de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) em setembro. Por outro lado, também foi destacado um impulso nas bolsas do outro lado do Atlântico devido à expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) não elevará mais as taxas de juros neste ciclo de aperto monetário.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,12% a 7.473,67 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, fechou em baixa de 0,24%, a 15.891,93 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,12%, a 7.364,40 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,09%, a 28.916,70 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 cedeu 0,18%, a 9.563,60 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,24%, a 6.189,74 pontos.

A Alemanha registrou um aumento além do esperado na inflação em agosto, o que, segundo o banco ING, indica que o BCE deverá elevar as taxas em setembro. Apesar da expectativa de desinflação no país, a instituição acredita que o aumento das taxas é inevitável. Já para a Capital Economics, o índice de preços ao consumidor (CPI) de agosto pode ser suficiente para inclinar a balança a favor de um novo aumento das taxas de 25 pontos base.

Além disso, o índice de sentimento econômico da zona do euro também apresentou recuo além do esperado em agosto, o que indica um possível Produto Interno Bruto (PIB) estagnado no terceiro trimestre. No entanto, a expectativa de manutenção das taxas de juros pelo Fed até o início de 2024 trouxe um tom otimista e impulsionou os mercados.

Entre as ações em destaque, a companhia de seguros britânica Prudential teve resultados bem recebidos pelos investidores, o que ajudou a fortalecer o preço das ações, que estava fraco durante grande parte de 2023. A empresa teve alta de quase 2% em Londres.

No setor de construção em Londres, houve um impulso após a notícia de que o governo britânico irá "diluir" algumas regras ambientais da União Europeia, o que poderá acelerar o processo para construção de novas casas. As empresas Persimmon, Taylor Wimpey e Barratt Developments tiveram altas significativas.

Essas movimentações dos mercados acionários europeus podem impactar o mercado financeiro brasileiro e os investidores individuais no Brasil. É importante ficar atento aos sinais de elevação de juros pelo BCE e às decisões do Fed em relação às taxas de juros nos Estados Unidos, pois essas variáveis podem afetar o cenário internacional de investimentos e influenciar as operações locais. Sempre consulte seus assessores financeiros e acompanhe as tendências do mercado para tomar as melhores decisões de investimento.

Publicidade
Publicidade
🡡