📰 Últimas notícias
Bolsas da Europa fecham em queda marginal, à espera de decisões de Fed, BoE e BCE

Bolsas da Europa fecham em queda marginal, à espera de decisões de Fed, BoE e BCE

Publicidade

Bolsas da Europa fecham em queda marginal, à espera de decisões de Fed, BoE e BCE

As bolsas da Europa encerraram com uma leve queda nesta terça-feira, 12, em um dia marcado pela divulgação da inflação ao consumidor nos EUA e pela expectativa em relação às decisões do Federal Reserve (Fed), Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra (BoE). Os índices FTSE 100, DAX, CAC 40, FTSE MIB, Ibex 35 e PSI 20 registraram quedas, variando de 0,02% a 1,23%.

No início da manhã, a Bolsa de Londres recebeu um impulso extra após a taxa de desemprego no Reino Unido se manter inalterada em 4,2%. Isso reforçou as expectativas de que o BoE possa reduzir as taxas de juros mais cedo do que o previsto para 2024. No entanto, ao longo do dia, o clima foi marcado por cautela.

A decisão do Fed, que será anunciada nesta quarta-feira, apesar de indicar que as taxas de juros serão mantidas, pode não agradar os investidores que esperam por movimentos mais favoráveis ao mercado. A expectativa é que o Fed sinalize possíveis decisões mais "dovish" no futuro.

Além disso, os índices também ficaram próximos da estabilidade devido ao CPI dos EUA, que mostrou um avanço de 0,1% na inflação mensal, enquanto os analistas previam que a inflação permaneceria estável.

No Reino Unido, as empresas de investimento foram impactadas negativamente após o órgão regulador do país emitir uma notificação sobre as taxas cobradas pelas gestoras. Isso fez com que as ações da AJ Bell caíssem 3,47% e as da Hargreaves Lansdown despencassem 6,48%.

Nesta terça-feira, os investidores também acompanharam os papéis da AstraZeneca, que subiram 0,65% após o anúncio da aquisição da Icosavax por mais de US$ 1,1 bilhão.

Na Alemanha, o índice ZEW de expectativas econômicas surpreendeu ao avançar para 12,8 em dezembro, contrariando as expectativas de declínio. Mesmo diante da crise orçamental enfrentada pelo país, o sentimento positivo foi impulsionado principalmente pela expectativa de cortes mais precoces nas taxas de juros pelo BCE, tendo em vista a decisão que será divulgada na quinta-feira.

Em resumo, as bolsas europeias encerraram em queda marginal, refletindo a cautela dos investidores diante das decisões do Fed, BCE e BoE, além dos dados econômicos do Reino Unido e dos EUA. Os investidores esperam por movimentos favoráveis ao mercado e estão atentos aos sinais de possíveis cortes nas taxas de juros. A decisão do Fed é aguardada com expectativa pelos investidores, que desejam ver ação por parte do banco central. Ações de empresas de investimento foram afetadas negativamente no Reino Unido, enquanto as ações da AstraZeneca apresentaram leve alta após anunciar uma aquisição milionária. Na Alemanha, o otimismo econômico prevaleceu, apesar da crise orçamental, devido às expectativas de cortes nas taxas de juros pelo BCE.

Publicidade
Publicidade
🡡