📰 Últimas notícias
Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, mas Xangai tem ganho modesto, após PMI da China

Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, mas Xangai tem ganho modesto, após PMI da China

Publicidade

Bolsas da Ásia fecham na maioria em baixa, mas Xangai tem ganho modesto, após PMI da China

As bolsas de valores da Ásia encerraram o pregão desta sexta-feira com resultados mistos. Tóquio registrou uma leve queda, enquanto Xangai apresentou um ganho modesto, próximo da estabilidade, após oscilações ao longo do dia.

A Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,06%, atingindo 3.031,64 pontos, e a Bolsa de Shenzhen, de menor abrangência, teve um avanço de 0,25%, fechando em 1.975,11 pontos. Um fator que influenciou os mercados foi o índice de gerentes de compras (PMI) industrial da China, que subiu de 49,5 em outubro para 50,7 em novembro, atingindo o patamar mais alto nos últimos três meses, de acordo com a S&P Global e a Caixin.

Esse resultado superou as expectativas dos analistas, que previam um PMI industrial de 49,8, e vem um dia após o PMI oficial da indústria chinesa recuar em novembro, de 49,5 para 49,4. Segundo Dan Wang, economista-chefe do Hang Seng Bank China, essa divergência entre o PMI da Caixin e o oficial é comum quando a economia não está em seu melhor momento. Ele também mencionou a cautela no mercado chinês devido à retirada de investimentos estrangeiros.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve uma queda de 0,17%, fechando em 33.431,51 pontos. Os investidores estavam atentos às declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que seriam feitas posteriormente, segundo a Saxo Markets. Algumas ações em destaque foram Rakuten Group, com uma queda de 4,4%, e M3, com uma baixa de 3,6%.

Hong Kong teve uma queda de 1,25% no índice Hang Seng, fechando em 16.830,30 pontos. Já em Taiwan, o Taiex teve um leve avanço de 0,03%, atingindo 17.438,35 pontos. Na Bolsa de Seul, o índice Kospi registrou uma queda de 1,19%, fechando em 2.505,01 pontos. A realização de lucros foi citada como motivo para essa queda, após as recentes altas no mercado sul-coreano, que teve a quinta semana consecutiva de avanço. Empresas como SK Innovation e LG Energy Solution tiveram quedas de 6,1% e 5,7%, respectivamente.

Na Oceania, a Bolsa de Sydney teve uma baixa de 0,20%, fechando em 7.073,20 pontos. O setor de tecnologia foi o mais afetado no mercado australiano, seguindo a fraqueza observada nesse segmento em Nova York, enquanto o desempenho dos bancos foi misto.

Apesar das oscilações nas bolsas da Ásia, a alta no índice de gerentes de compras industrial da China pode ser considerada positiva para os investidores. O resultado acima das expectativas pode indicar uma melhora na economia do país e trazer um novo ânimo aos mercados. No entanto, a cautela ainda é necessária, especialmente diante da volatilidade causada pela retirada de investimentos estrangeiros. Os investidores brasileiros interessados em finanças e investimentos devem estar atentos a esses movimentos e avaliar suas estratégias de acordo com as informações disponíveis sobre o mercado asiático.

Publicidade
Publicidade
🡡