📰 Últimas notícias
Bolsa tem forte alta e dólar cai com alívio sobre juros nos EUA

Bolsa tem forte alta e dólar cai com alívio sobre juros nos EUA

Publicidade

A Bolsa brasileira operou em alta nesta terça-feira (29), impulsionada pelo cenário externo e pelos ganhos das ações da Vale e do Itaú. Enquanto isso, o dólar teve queda em relação ao real e outras moedas devido aos dados de emprego nos Estados Unidos, que vieram abaixo das expectativas, aliviando os temores de uma possível alta dos juros no país.

O otimismo no mercado externo se deve, principalmente, à divulgação de um relatório nos EUA que apontou uma queda na abertura de vagas de trabalho em julho. Esse é o terceiro mês consecutivo de baixa no índice, indicando uma desaceleração no mercado de trabalho e reforçando as apostas de que o aumento dos juros nos EUA está próximo do fim.

Os índices acionários americanos operaram em alta, com o S&P 500, o Dow Jones e o Nasdaq subindo 0,92%, 0,60% e 1,64%, respectivamente. O índice do dólar também teve queda, abandonando os ganhos do início do dia.

No mercado brasileiro, o dia foi marcado por uma agenda esvaziada, sem previsão de indicadores relevantes. Os investidores aguardam a divulgação do PIB do segundo trimestre, que está prevista para sexta-feira. Além disso, estão digerindo uma medida provisória do governo que visa instituir uma tributação periódica sobre os rendimentos de fundos exclusivos de investimento.

Apesar da medida provisória já ser esperada, os investidores entendem que ela faz parte dos esforços do governo para aumentar as receitas e cumprir as metas fiscais. O mercado não apresentou grandes impactos nesta terça-feira, mas é esperado que o governo aprove medidas adicionais até o final do ano.

A equipe de renda variável da XP Investimentos avalia que a agenda esvaziada do dia tende a reduzir a liquidez do mercado, porém o cenário positivo no exterior ajudou a impulsionar o Ibovespa. A alta da bolsa foi impulsionada pelas ações da Vale, que tiveram alta de 2,22%, e pelos ganhos das empresas do setor financeiro, como o Itaú e o Bradesco.

A Marfrig liderou os ganhos do dia, com alta de 9,21%, após fechar um acordo de R$ 7,5 bilhões para vender instalações de abate de bovinos e ovinos à Minerva. Por outro lado, a Minerva registrou uma queda de 15,04%, sendo a maior perda do pregão.

As ações preferenciais da Petrobras também pressionaram o Ibovespa, com uma queda de 0,27%. Nos mercados futuros, as curvas registraram baixa significativa e contribuíram para o bom desempenho do Ibovespa nesta terça-feira.

No geral, a Bolsa brasileira se beneficiou do cenário positivo no exterior e dos ganhos das empresas do setor financeiro, além das notícias sobre desaceleração no mercado de trabalho nos Estados Unidos. Os investidores estão atentos aos próximos indicadores econômicos, como o PIB do segundo trimestre, que podem influenciar os movimentos do mercado nos próximos dias.

Publicidade
Publicidade
🡡