Bolsa Família volta a ser pago nesta semana; confira a programação
24/09/2023Bolsa Família paga parcela de setembro nesta segunda; veja quem recebe
A Caixa Econômica Federal dará continuidade aos depósitos do Bolsa Família nesta semana, a partir de segunda-feira (25). Os pagamentos referentes ao calendário atual tiveram início no dia 18 e vão até o próximo dia 29, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Uma das mudanças mais significativas nos últimos meses é a inclusão de novos adicionais no programa. Agora, crianças de até 6 anos receberão R$ 150 a mais, gestantes e membros com idade inferior a 18 anos terão direito a um adicional de R$ 50. Essas alterações resultaram em uma modificação no valor médio do programa.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) continua sendo o requisito para acessar o programa, e é possível fazer um pré-cadastro por meio do aplicativo do CadÚnico, seguido de comparecimento ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo. As novas diretrizes estabelecem os processos para inclusão e recebimento do benefício social, incluindo a emissão de um cartão para saque mensal pelos responsáveis familiares.
Para se habilitar ao Bolsa Família, as famílias precisam cumprir determinados requisitos nas áreas de saúde e educação, incluindo a regularidade da frequência escolar para crianças e adolescentes com idades entre quatro e 17 anos, o acompanhamento pré-natal para gestantes, a avaliação nutricional de crianças com até sete anos, e a adesão ao calendário nacional de vacinação.
Neste mês, somente os benefícios regulares do Bolsa Família serão pagos. O Auxílio Gás dos Brasileiros, pago a cada dois meses, volta em outubro. Os beneficiários podem consultar mais informações por meio do aplicativo Caixa Tem, em agências da Caixa Econômica Federal ou nos telefones 111 ou 121 do Ministério do Desenvolvimento Social, além do aplicativo Bolsa Família.
Essas atualizações são de extrema importância para os beneficiários do programa Bolsa Família. As mudanças nos valores e adicionais representam um reforço no apoio financeiro às famílias mais vulneráveis e ajudam a combater a pobreza e a desigualdade social no país.
A inclusão de novos beneficiários e a melhoria dos processos de cadastramento e recebimento do benefício também são avanços relevantes na gestão do programa. Com a disponibilidade do pré-cadastro online e o uso de aplicativos, o acesso ao Bolsa Família se torna mais facilitado e ágil, garantindo que as famílias que realmente necessitam sejam contempladas.
É importante ressaltar que o Bolsa Família é uma forma de auxílio temporário e não deve ser considerado como uma renda fixa. O benefício tem como objetivo promover o desenvolvimento social e econômico das famílias em situação de extrema pobreza, incentivando a melhoria na saúde, educação e qualidade de vida dessas pessoas.