📰 Últimas notícias
Biden visita Israel e diz que explosão em hospital em Gaza foi causada por militantes

Biden visita Israel e diz que explosão em hospital em Gaza foi causada por militantes

Publicidade

Biden visita Israel e diz que explosão em hospital em Gaza foi causada por militantes

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou a Israel nesta quarta-feira prometendo solidariedade na guerra do país contra o Hamas e apoiando a versão de que a explosão que matou um grande número de palestinos em um hospital de Gaza foi causada por militantes. A explosão no hospital Al-Ahli al-Arabi, que foi responsável por imagens angustiantes, destruiu os planos da Casa Branca para a missão diplomática de emergência de Biden no Oriente Médio.

As autoridades palestinas alegaram que a explosão foi causada por um ataque aéreo israelense, enquanto Israel afirmou que foi resultado de um lançamento de foguete falhado do grupo militante palestino Jihad Islâmica. Biden, ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, expressou seu pesar pela tragédia e afirmou que, com base no que viu, parecia que a explosão foi feita pelo outro lado.

A viagem de Biden ao Oriente Médio tinha como objetivo acalmar a região, mesmo com o apoio declarado dos EUA a Israel. No entanto, a explosão do hospital fez com que líderes árabes cancelassem a cúpula planejada com Biden, incluindo a Jordânia, que também cancelou a segunda parte do itinerário do presidente americano.

A explosão do hospital gerou cenas de destruição e horror, e equipes de resgate continuam procurando sobreviventes nos escombros. Os palestinos afirmaram que o hospital era utilizado como abrigo por milhares de pessoas que já haviam ficado desabrigadas pelos bombardeios israelenses. Enquanto Israel divulgou imagens de drones que, segundo o país, mostravam que suas forças não foram responsáveis pela explosão.

É importante ressaltar que as informações sobre a explosão no hospital de Gaza são conflitantes entre os lados envolvidos no conflito. Enquanto os palestinos atribuem a responsabilidade a Israel, o país nega e afirma que a explosão foi causada por um foguete falhado.

A repercussão da explosão do hospital foi intensa e gerou protestos em países do Oriente Médio. Biden e outros líderes ocidentais pediram cautela ao tirar conclusões precipitadas sobre o incidente. O conflito na região segue instável, e a pressão sobre Israel aumentou para que haja um compromisso claro de aliviar a situação dos civis em Gaza.

Para a bolsa brasileira, as tensões entre Israel e Palestina podem gerar impactos nos mercados, especialmente no mercado de commodities. A instabilidade na região pode afetar o preço do petróleo, já que há o risco de interrupção das entregas de petróleo do Oriente Médio.

O cenário geopolítico, com conflitos armados, pode deixar os investidores mais avessos ao risco e levar a uma busca por ativos mais seguros, como o dólar. Portanto, é importante que os investidores estejam atentos a qualquer escalada do conflito entre Israel e Palestina e seus possíveis desdobramentos nos mercados financeiros.

Publicidade
Publicidade
🡡