Argentina quer exportar gás natural para Brasil
28/09/2023Argentina planeja exportar gás natural para o Brasil
O ministro da Economia e candidato à presidência da Argentina, Sergio Massa, anunciou que o país planeja exportar gás natural para o Brasil. Isso será possível através de um projeto-chave no gasoduto do norte argentino.
Projeto do Gasoduto do Norte
Na próxima sexta-feira, serão abertos os envelopes com as propostas das empresas que participam do processo de licitação para o Gasoduto do Norte e outras obras complementares. O objetivo é abastecer o norte da Argentina com gás natural produzido na formação de hidrocarbonetos de Vaca Muerta, substituindo as importações da Bolívia.
Benefícios para a Argentina
O projeto do Gasoduto do Norte tem como objetivo levar o gás de Vaca Muerta às províncias de Córdoba, Tucumán, La Rioja, Catamarca, Santiago del Estero, Salta e Jujuy. Isso permitirá atender à demanda de centrais térmicas, indústrias e residências, além de possibilitar o desenvolvimento de novas atividades, como a extração de lítio e cobre.
Exportações para o Brasil e outras possibilidades
Além de enviar gás natural para a Bolívia, o projeto do Gasoduto do Norte também poderá abrir a possibilidade de exportação para o Brasil. A intenção é enviar o gás de Vaca Muerta para o estado de Mato Grosso do Sul, no centro do país, via Bolívia. Além do Brasil, o projeto também pode permitir a exportação de gás natural para o norte do Chile.
Investimento e geração de empregos
O projeto do Gasoduto do Norte exigirá um investimento de 710 milhões de dólares e tem previsão de estar pronto em meados de 2024. A sua implementação irá gerar cerca de três mil empregos diretos e 12 mil indiretos.
Impactos no mercado financeiro brasileiro
A exportação de gás natural da Argentina para o Brasil pode trazer impactos significativos para o mercado financeiro brasileiro. A redução da dependência da Bolívia como fornecedor de gás natural beneficia a diversificação da matriz energética brasileira, trazendo mais segurança e estabilidade para o setor.
Oportunidades para investidores individuais
Com a abertura desse novo mercado de importação de gás natural, investidores individuais podem ficar atentos às empresas do setor de energia que possuem operações na Argentina. Essas empresas podem se beneficiar do aumento na demanda por gás natural do país vizinho e consequentemente melhorar seus resultados financeiros.
Em suma, a Argentina planeja exportar gás natural para o Brasil através do projeto do Gasoduto do Norte. Isso trará benefícios para a Argentina, como a substituição das importações da Bolívia e o desenvolvimento de novas atividades econômicas. Para o Brasil, esse projeto traz oportunidades de diversificação da matriz energética e possíveis ganhos para investidores do setor de energia.