📰 Últimas notícias
APS contrata aprofundamento do cais de granéis vegetais

APS contrata aprofundamento do cais de granéis vegetais

Publicidade

APS contrata aprofundamento do cais de granéis vegetais

A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a contratação do aprofundamento dos berços de atracação e respectivos acessos dos cais dos armazéns 12A ao 21, na margem direita do Porto de Santos.

O que isso significa?

Essa medida é de extrema importância para o maior ponto de embarque de açúcar do mundo, uma vez que os navios de exportação de granéis vegetais poderão atracar com mais eficiência e capacidade.

Atualmente, o calado operacional daqueles berços varia de 10,9 metros a 13,8 metros na maré baixa, o que limita o tamanho dos navios que podem atracar. Com o aprofundamento, a profundidade será de 15 metros, igual ao canal de navegação do Porto.

Benefícios para o Porto e para o Brasil

Com essa obra, a APS espera aumentar a produtividade do Porto de Santos e impulsionar a competitividade do Brasil no comércio internacional. Afinal, navios com maior capacidade poderão atracar no local, proporcionando um aumento no transporte de mercadorias e no volume de exportação.

Investimento e prazo contratual

A empresa Náutica Marítima Serviços foi a contratada para realizar o aprofundamento do cais de granéis vegetais. O investimento total será de R$ 13,9 milhões, sendo financiado pela própria APS. O prazo contratual para a conclusão dessa obra é de seis meses.

Conclusão

O aprofundamento dos berços de atracação trará benefícios significativos para o Porto de Santos e para o Brasil como um todo. Com a possibilidade de receber navios de maior capacidade, o país se tornará mais competitivo no comércio internacional, o que tende a impactar positivamente a economia nacional. Essa medida representa um passo importante para o crescimento e desenvolvimento do setor portuário brasileiro.

Publicidade
Publicidade
🡡