Andrea Illy: Agricultura regenerativa deu qualidade ao café brasileiro
09/12/2023Café brasileiro é reconhecido como o melhor do mundo na premiação internacional
A propriedade São Mateus Agropecuária, localizada em Varjão de Minas (MG), conquistou o título de melhor café do mundo, segundo a illy. A empresa italiana premiou pela primeira vez um produtor brasileiro com o prêmio Best of the Best, na 8ª edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.
Um painel independente de nove especialistas avaliou os melhores lotes da colheita de 2022/23 por meio de degustação às cegas. O Brasil competiu com países como Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. O resultado final foi muito elogiado pelo próprio presidente da illy, Andrea Illy.
Agricultura regenerativa é o segredo do sucesso
Em entrevista ao Broadcast Agro, Andrea Illy atribuiu a conquista inédita para o Brasil ao investimento em agricultura regenerativa. Esse tipo de manejo agrícola tem como objetivo melhorar a saúde do ecossistema, aumentando a biodiversidade das plantas e a dinâmica do solo, entre outros benefícios.
Segundo Illy, a adoção da agricultura regenerativa traz várias vantagens. Os produtores que fizeram essa transição tendem a se recuperar mais rapidamente dos efeitos das mudanças climáticas e ainda veem o valor de suas propriedades aumentar. Além disso, a qualidade do café produzido é exaltada.
Avanço da qualidade do café brasileiro
O presidente da illy ressaltou a mudança no mercado brasileiro, que deixou de ser conhecido apenas como líder na produção de café commodity e agora é reconhecido pela produção de café de altíssima qualidade. A criação do prêmio pela empresa italiana no Brasil, em 1991, foi pioneira e contribuiu para impulsionar a qualidade dos cafés brasileiros.
Agricultura regenerativa e o meio ambiente
A agricultura regenerativa demonstra que é possível conciliar a produção agrícola com a preservação ambiental. Esse tipo de manejo pode se tornar carbono negativo, ajudando na redução das emissões de gases de efeito estufa. Um exemplo é a fazenda vencedora do prêmio, que possui uma reserva florestal que ocupa a maior parte de sua área.
Os café cultivado de forma regenerativa também é benéfico para a saúde das pessoas, pois possui menos resíduos de agroquímicos e, portanto, produz mais fitoquímicos benéficos, como antioxidantes.
Oportunidades para produtores de café convencional
Os produtores de café convencional que desejam realizar essa transição para a agricultura regenerativa podem se tornar mais resilientes aos efeitos das mudanças climáticas. Além disso, o valor econômico de suas propriedades tende a aumentar, já que o preço pago pelo café de melhor qualidade é mais alto.
Perspectivas para o mercado de café
Ao analisar o mercado global de café, Illy destacou que a geada de 2021 no Brasil pode ter revertido o ciclo bienal do café arábica, resultando em uma maior produção em 2024. Os produtores também têm adotado práticas sustentáveis e cortado custos, tendências que devem continuar.
Em relação ao consumo, espera-se que ele volte a crescer em 2023/24, após um período de estagnação devido à inflação nos Estados Unidos e Europa. A China, por sua vez, reabriu seu mercado, mas sua economia ainda está enfraquecida.
Sobre as cotações do café arábica para 2024, Illy destacou que é difícil prever, pois o mercado de café não parece seguir fundamentos claros. No entanto, fatores como crises climáticas, como o fenômeno El Niño, e problemas em outras commodities alimentares podem influenciar nos preços.
Projetos futuros da illycaffè
A tradicional empresa familiar illycaffè tem como objetivo dobrar sua capacidade produtiva nos próximos três anos, por meio de grandes investimentos. A ideia é lançar mais produtos, investir em marketing e digitalização da empresa, acompanhando as tendências do mercado.
Com isso, a illycaffè busca continuar crescendo, mesmo diante dos desafios impostos pelos aumentos de custos com café e inflação.
Fonte: Blog Fluxo Investimentos