Analistas estão otimistas com ritmo de tramitação da privatização da Sabesp
25/11/2023Analistas estão otimistas com ritmo de tramitação da privatização da Sabesp
Analistas do mercado financeiro estão otimistas com o avanço do processo de privatização da Sabesp. Na última quarta-feira, 22, os deputados estaduais paulistas aprovaram o relatório do projeto de privatização da empresa em comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
A aprovação dentro do cronograma apresentado pelo governo é vista como positiva pelos analistas, aumentando as expectativas de que a privatização seja concluída ainda este ano. Rafael Passos, analista da Ajax Asset, destaca que a rapidez no processo é um ponto favorável.
Segundo a Guide Investimentos, o texto aprovado praticamente não sofreu alterações em relação ao apresentado pelo governo de São Paulo em outubro. A única mudança significativa foi a inclusão da garantia de estabilidade dos funcionários da Sabesp por 18 meses.
Analistas avaliam que a privatização da Sabesp pode trazer redução de custos para a empresa, com ganhos de eficiência e previsibilidade. Ao tornar-se uma empresa privada, a Sabesp não precisará mais realizar licitações para todas as compras, agilizando os processos.
O projeto de privatização agora segue para votação no plenário da Alesp, com a expectativa de que seja discutido pelos deputados na primeira semana de dezembro. No entanto, o relatório da Genial Investimentos alerta que ainda podem ocorrer mudanças no texto durante essa próxima etapa, com a apresentação de emendas pelos legisladores.
Hugo Queiroz, diretor de Corporate Advisory da L4 Capital, acredita que as chances de ocorrerem emendas onerosas, como no caso da Eletrobras, são baixas. Isso se dá pelo fato dos contratos de saneamento serem mais complexos e fragmentados em diversos municípios, o que dificulta a inclusão de emendas significativas.
Dois pontos no texto da privatização podem influenciar o preço das ações da Sabesp, de acordo com Queiroz: o prazo para conclusão do processo e o valor das multas em caso de atraso no cumprimento dos projetos de universalização do saneamento.
Em resumo, a aprovação do relatório de privatização da Sabesp nas comissões da Alesp é vista com otimismo pelos analistas do mercado financeiro. Acredita-se que a privatização trará benefícios como redução de custos e eficiência para a empresa. No entanto, ainda existem etapas a serem cumpridas, como a votação no plenário da Alesp, e possíveis emendas podem surgir nesse processo. O prazo e o valor das multas são pontos que podem impactar o preço das ações da empresa.