📰 Últimas notícias
Agenda ambiental no país passa pela construção de ferrovias como a Ferrogrão, afirma especialista

Agenda ambiental no país passa pela construção de ferrovias como a Ferrogrão, afirma especialista

Publicidade

Projetos ferroviários como a Ferrogrão contribuem para a agenda ambiental no Brasil

Projetos ferroviários como a Ferrogrão têm se destacado como investimentos em infraestrutura que cumprem a agenda ESG (ambiental, social e governança) na logística de transporte de grãos. Essa questão foi debatida durante o painel sobre hidrovias e ferrovias no Estadão Summit Agro 2023.

A coordenadora de Assuntos Estratégicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Elisângela Lopes, elogiou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) lançado pelo governo federal, que contempla investimentos importantes em ferrovias, entre outras obras de infraestrutura. Segundo ela, a matriz de transporte brasileira é inversa, com uma grande concentração no modal rodoviário, que emite mais gases do efeito estufa. Elisângela também ressaltou que as estradas do país são de qualidade duvidosa, o que aumenta ainda mais a emissão de poluentes.

Atualmente, 65% da carga no Brasil é transportada por rodovias, enquanto o restante utiliza os modais ferroviário e hidroviário. O projeto da Ferrogrão tem como objetivo principal o escoamento de grãos a partir do Norte de Mato Grosso até os portos do Arco Norte, passando por Miritituba, no Pará. No entanto, ainda existem questões ambientais a serem resolvidas, como o desflorestamento de parte da Reserva do Jamanxim, no Pará.

Além disso, no painel sobre logística ESG, foi mencionada a importância de estudar a navegabilidade de rios no Norte do Brasil, como o Tapajós, o Madeira e o Tocantins. Esses rios têm potencial para serem utilizados como vias de transporte, mas atualmente não são navegáveis durante o ano todo. A mudança da matriz de transporte da rodovia para a ferrovia e hidrovia é vista como uma medida que colocaria a logística brasileira em consonância com a agenda ESG.

Outro ponto discutido foi o impacto das atividades portuárias no litoral brasileiro. O diretor de Logística para América do Sul da trading ADM, Vitor Vinuesa, destacou que a empresa tem investido no Porto de Santos para tornar o terminal mais sustentável e reduzir os impactos na população do entorno.

De acordo com Ivan Cruz, cofundador da HR Tech Mereo, uma empresa de pesquisas relacionadas ao setor agrícola, o levantamento anual realizado pela empresa contribui para que as empresas do segmento implementem modelos de gestão e estratégias para lidar com desafios logísticos e ESG. Ele ressaltou que houve evolução nesse aspecto, com todas as empresas do setor medindo os indicadores ESG em suas operações.

Em suma, os projetos ferroviários, como a Ferrogrão, ganham destaque no contexto da agenda ambiental brasileira, buscando alternativas mais sustentáveis para o transporte de grãos. A mudança na matriz de transporte, a valorização de modais como o ferroviário e o hidroviário e a preocupação com o impacto ambiental das atividades portuárias são pontos importantes para o desenvolvimento do país.

Publicidade
Publicidade
🡡