
Agência ligada ao Mdic financia projetos de 5G em montadoras
12/01/2024Agência ligada ao Mdic financia projetos de 5G em montadoras
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) acaba de fechar uma parceria com a Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) com o objetivo de impulsionar a utilização da tecnologia 5G nas linhas de montagem das montadoras. Essa parceria vem em um momento em que o governo instituiu o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que visa apoiar a sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e a competitividade global.
A primeira etapa dessa parceria envolverá projetos pilotos com veículos agrícolas, como tratores, sendo que as montadoras CNH, Caterpillar, Mercedes-Benz e AGCO já fazem parte dessa iniciativa. A ideia é utilizar a inteligência artificial e a conexão entre máquinas nas linhas de montagem, criando assim uma "indústria 4.0". O investimento inicial será realizado pela Abdi, o que reduz o risco para os fabricantes. Caso os projetos obtenham sucesso, poderão ser replicados em outras áreas da indústria automotiva.
Atualmente, algumas montadoras já estão realizando testes com projetos que utilizam o 5G. Um exemplo é a Fiat-Chrysler em parceria com a Tim, que utiliza essa tecnologia em sua linha de produção em Goiana (PE) para fabricar o Fiat Toro e os modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Com a quinta geração da tecnologia de comunicação, foi possível desenvolver uma plataforma que monitora a qualidade de cada veículo produzido, ao cruzar informações.
Entretanto, esses projetos têm um custo elevado e envolvem riscos. Portanto, as montadoras procuram minimizar esses riscos ao máximo. É nesse sentido que a iniciativa da Abdi pode acelerar o processo de modernização das linhas de montagem, uma vez que o financiamento inicial ficará a cargo da agência, deixando as empresas mais seguras para investir nessa tecnologia.
A parceria entre a Anfavea e a Abdi, com o apoio do governo através do programa Mover, é um importante passo para impulsionar a inovação e a competitividade das montadoras brasileiras. A adoção do 5G e da inteligência artificial nas linhas de montagem promete trazer ganhos de eficiência e qualidade para a produção de veículos no país. Além disso, essa iniciativa pode ser vista como um sinal positivo para os investidores individuais no Brasil, mostrando que o setor automotivo está em busca de modernização e de se adaptar às novas tecnologias.
Posts Recentes

Vantagens da Previdência Privada
10/08/2023
Padrões de Gráficos Forex: O Guia Definitivo
04/08/2023