📰 Últimas notícias
Agência ligada ao Mdic financia projetos de 5G em montadoras

Agência ligada ao Mdic financia projetos de 5G em montadoras

Publicidade

Agência ligada ao Mdic financia projetos de 5G em montadoras

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) acaba de fechar uma parceria com a Abdi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) com o objetivo de impulsionar a utilização da tecnologia 5G nas linhas de montagem das montadoras. Essa parceria vem em um momento em que o governo instituiu o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), que visa apoiar a sustentabilidade, desenvolvimento tecnológico e a competitividade global.

A primeira etapa dessa parceria envolverá projetos pilotos com veículos agrícolas, como tratores, sendo que as montadoras CNH, Caterpillar, Mercedes-Benz e AGCO já fazem parte dessa iniciativa. A ideia é utilizar a inteligência artificial e a conexão entre máquinas nas linhas de montagem, criando assim uma "indústria 4.0". O investimento inicial será realizado pela Abdi, o que reduz o risco para os fabricantes. Caso os projetos obtenham sucesso, poderão ser replicados em outras áreas da indústria automotiva.

Atualmente, algumas montadoras já estão realizando testes com projetos que utilizam o 5G. Um exemplo é a Fiat-Chrysler em parceria com a Tim, que utiliza essa tecnologia em sua linha de produção em Goiana (PE) para fabricar o Fiat Toro e os modelos da Jeep (Renegade, Compass e Commander). Com a quinta geração da tecnologia de comunicação, foi possível desenvolver uma plataforma que monitora a qualidade de cada veículo produzido, ao cruzar informações.

Entretanto, esses projetos têm um custo elevado e envolvem riscos. Portanto, as montadoras procuram minimizar esses riscos ao máximo. É nesse sentido que a iniciativa da Abdi pode acelerar o processo de modernização das linhas de montagem, uma vez que o financiamento inicial ficará a cargo da agência, deixando as empresas mais seguras para investir nessa tecnologia.

A parceria entre a Anfavea e a Abdi, com o apoio do governo através do programa Mover, é um importante passo para impulsionar a inovação e a competitividade das montadoras brasileiras. A adoção do 5G e da inteligência artificial nas linhas de montagem promete trazer ganhos de eficiência e qualidade para a produção de veículos no país. Além disso, essa iniciativa pode ser vista como um sinal positivo para os investidores individuais no Brasil, mostrando que o setor automotivo está em busca de modernização e de se adaptar às novas tecnologias.

Publicidade
Publicidade
🡡