Acre oferta angiotomografia de artérias coronárias e democratiza acesso ao exame
12/11/2023Acre oferta angiotomografia de artérias coronárias e democratiza acesso ao exame
O estado do Acre acaba de alcançar um avanço significativo na área da saúde pública ao disponibilizar exames de angiotomografia de artérias coronárias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A clínica habilitada para realizar esse tipo de exame é o Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedimp), que passa a oferecer aos pacientes um exame de imagem não invasivo, utilizando raios-X para estudar e obter imagens detalhadas das artérias coronárias.
Antes dessa medida, os pacientes acreanos que necessitavam do exame precisavam recorrer a clínicas particulares ou se deslocar para outros estados, o que muitas vezes era inviável devido aos custos e à distância. Com a oferta desse exame pelo SUS, as desigualdades no acesso à saúde serão reduzidas, já que pessoas de diferentes classes sociais terão a mesma oportunidade de realizá-lo, independentemente da condição financeira.
A contratação da angiotomografia de artérias coronárias pelo SUS no Acre traz benefícios para a população e representa um importante passo na melhoria do diagnóstico e tratamento da doença arterial coronariana (DAC) no estado. Esse exame permite o diagnóstico precoce da DAC, possibilitando a implementação de medidas preventivas e terapêuticas adequadas. Além disso, ele ajuda na identificação de pacientes com obstruções significativas nas artérias coronárias, que podem se beneficiar de intervenções invasivas, como angioplastia coronária ou cirurgia de revascularização do miocárdio.
O governador Gladson Cameli destaca que a disponibilidade desse exame na rede pública representa um grande avanço no combate às doenças coronárias. O médico e secretário estadual de saúde, Pedro Pascoal, reforça que a angiotomografia de coronária é um exame mais preventivo, que identifica placas de gordura dentro das artérias antes mesmo de o paciente ter um infarto. Para ele, investimentos nesse tipo de tecnologia são necessários para prevenir possíveis infartos.
Além disso, a angiotomografia de artérias coronárias também é útil na avaliação de pacientes assintomáticos com fatores de risco para DAC, como hipertensão arterial, diabetes e tabagismo. A identificação precoce de placas de gordura nas artérias permite a implementação de medidas preventivas, como mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos, para reduzir o risco de eventos cardiovasculares futuros.
O exame de angiotomografia de artérias coronárias é uma alternativa segura e menos invasiva à angiografia coronária, que envolve a inserção de um cateter nas artérias e apresenta riscos como sangramento e lesões. Por outro lado, a angiotomografia não requer a inserção de cateteres e é geralmente bem tolerada pelos pacientes. Desempenhando um papel crucial na estratificação da DAC, ela fornece informações cruciais para o planejamento do tratamento, identificando pacientes que podem se beneficiar de intervenções invasivas.
Com a oferta desse exame pelo SUS, mais pessoas terão acesso a essa importante ferramenta de diagnóstico, garantindo um diagnóstico mais preciso e precoce da DAC e contribuindo para a implementação de medidas preventivas e terapêuticas adequadas. A contratação de exames de angiotomografia de artérias coronárias pelo SUS no Acre representa um avanço significativo na saúde pública do estado, democratizando o acesso a esse exame e garantindo que todos os cidadãos tenham a mesma oportunidade de realizá-lo.