📰 Últimas notícias
Acidente de caminhão com migrantes clandestinos deixa dez mortos no México

Acidente de caminhão com migrantes clandestinos deixa dez mortos no México

Publicidade

Acidente de caminhão com migrantes clandestinos deixa dez mortos no México

Um trágico acidente de trânsito no estado mexicano de Chiapas resultou na morte de pelo menos dez migrantes neste domingo. As vítimas, possivelmente todas mulheres de origem cubana, estavam viajando clandestinamente em um caminhão de carga rudimentar. Outros 25 estrangeiros ficaram feridos no incidente.

O caminhão, construído parcialmente com madeira, tombou em um trecho que liga Pijijiapan a Tonalá, na região da costa do Pacífico de Chiapas. Roupas, bolsas e mochilas ficaram espalhadas entre os ocupantes do veículo, que teve sua carroceria destruída. Segundo informações de uma fonte do Ministério Público, as vítimas são de origem cubana, incluindo uma menor de idade.

O estado de Chiapas é frequentemente utilizado por traficantes de pessoas que buscam levar migrantes até a fronteira com os Estados Unidos. Devido ao reforço da segurança por parte do México para combater o tráfico de migrantes, milhares de pessoas de diferentes nacionalidades arriscam suas vidas atravessando o país em condições precárias, seja em ônibus, reboques, veículos precários ou trens de carga.

Infelizmente, acidentes como esse são recorrentes e representam um alto risco para os migrantes. Na última semana, dois migrantes perderam a vida quando um caminhão capotou no município de Mezcalapa. Em agosto, outro acidente envolvendo um ônibus deixou 18 mortos e 23 feridos. De acordo com um relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), a fronteira entre os Estados Unidos e o México foi considerada a "rota terrestre de migração mais perigosa do mundo" em 2022, com 686 mortes ou desaparecimentos.

Além dos riscos enfrentados durante as viagens, muitos migrantes acabam aguardando por longos períodos na cidade de Tapachula, Chiapas, aguardando permissões para atravessar o país. Recentemente, cerca de 3.000 migrantes ficaram bloqueados em áreas isoladas nos estados do norte do México, quando os trens de carga em que estavam pararam sem motivo aparente.

O governo mexicano admitiu estar sobrecarregado pela quantidade de migrantes que cruzam seu território, vindos principalmente da Venezuela, Cuba, Haiti e países da América Central. Essa situação traz desafios tanto para as autoridades mexicanas como para os migrantes que buscam uma vida melhor em outros países.

Esses tristes acontecimentos ressaltam a importância de políticas e ações para proteger os migrantes e enfrentar de maneira eficaz o tráfico humano. Além disso, tais eventos também influenciam o mercado financeiro e os investidores individuais no México e em outros países, uma vez que têm o potencial de afetar a economia e os fluxos migratórios na região.

Publicidade
Publicidade
🡡