Abocanhar seu dinheiro exigirá mais do agro
03/09/2023Agropecuária: um mercado em crescimento
A agropecuária pode não ser o foco principal das discussões cotidianas, mas está começando a ganhar destaque no mercado financeiro. Recentemente, foi noticiado um crescimento de 17,9% na área relacionada à agropecuária, o que chamou a atenção de investidores. No entanto, ainda é comum que pessoas nos grandes centros urbanos vejam os investimentos na agropecuária como uma forma de prever o tempo ou levar um guarda-chuva, sem entenderem sua real importância na previsão da produção de commodities como soja, milho e café.
Novos instrumentos financeiros aproximam o mercado da agropecuária
O mercado financeiro está estabelecendo novos elos com a agropecuária, permitindo que investidores tenham acesso a fazendas médias e cooperativas, que antes eram restritas aos bancos. Empresas do agronegócio já têm acesso ao mercado financeiro através da emissão de ações na Bolsa de Valores ou pela emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs). No entanto, com instrumentos como os Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), pequenos produtores também podem se beneficiar desse mercado, proporcionando bons dividendos.
Mais retorno, mais risco: O desafio dos Fiagros
Apesar do potencial de retorno dos Fiagros, é importante ressaltar que eles ainda são uma novidade no mercado financeiro. Como toda novidade, vêm acompanhados de riscos. Este ano, alguns casos de inadimplência abalaram o setor, como o de usinas de cana-de-açúcar que não conseguiram pagar suas dívidas e produtores rurais que arrendaram terras vendidas anteriormente aos fundos. A transparência e profissionalização dos negócios no setor agropecuário são exigências do mercado financeiro, que valoriza a auditoria de empresas renomadas como Deloitte, PricewaterhouseCoopers (PwC), Ernst & Young (EY) e KPMG. Por isso, é necessário que os produtores e empresas agropecuárias busquem aumentar a transparência e a governança para atrair investimentos.
Oportunidade de crescimento para o agronegócio
Um estudo divulgado pela [fonte] revelou que o agronegócio movimenta mais de 2% do PIB nacional. Para reduzir a concentração do setor e possibilitar um maior crescimento, é imprescindível aumentar a transparência e a governança no agronegócio. Com essas melhorias, investidores interessados poderão contribuir para o setor, adquirindo cotas e investindo em fazendas e propriedades rurais.
Em suma, a agropecuária está se tornando uma opção cada vez mais atraente para investidores no mercado financeiro. Os Fiagros representam uma oportunidade de investimento para produtores menores, que antes não tinham acesso a esse tipo de recurso. No entanto, é necessário ter cautela, uma vez que essa modalidade de investimento ainda está se desenvolvendo e enfrentando alguns desafios. A transparência e a governança são fundamentais para atrair o interesse dos investidores e possibilitar o crescimento do setor agropecuário brasileiro.