6 dicas para controlar gastos e economizar dinheiro
26/09/20236 dicas para controlar gastos e economizar dinheiro
O endividamento das famílias brasileiras é uma realidade preocupante, com cerca de 8 em cada 10 lares enfrentando dívidas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2022, a média total de endividados atingiu o recorde de 77,9%, e em abril de 2023, quase um terço das famílias brasileiras estavam inadimplentes.
Diante dessa situação, muitas famílias buscam maneiras de controlar gastos e economizar dinheiro para reorganizar suas finanças. Para ajudar nesse processo, o economista e advogado Rafael Seixas, cofundador e CFO da Konsi, compartilha 6 dicas valiosas.
Análise da renda familiar e despesas
O primeiro passo é realizar uma análise detalhada da renda familiar, somando todas as despesas fixas e variáveis, como contas de consumo, aluguel, financiamentos e empréstimos. Identificar gastos supérfluos é importante para direcionar o dinheiro para necessidades reais.
Estabelecimento de metas
Definir metas é fundamental para alcançar objetivos financeiros. Comece com metas de curto prazo, que proporcionem motivação para mirar em objetivos de longo prazo, como comprar uma casa ou se aposentar mais cedo. Durante esse processo, evite criar novas dívidas antes de quitar as existentes.
Controle de gastos dispensáveis
Embora seja possível cortar alguns gastos, não é necessário abrir mão de tudo. É importante definir uma porcentagem do orçamento para despesas dispensáveis e se esforçar para não ultrapassar esse limite. Priorize a quitação de débitos com altas taxas de juros e esteja atento às oportunidades de portabilidade de empréstimos para reduzir custos.
Busca de renda extra
Se mesmo após reduzir as despesas, o endividamento persiste, buscar uma fonte de renda extra pode ser uma solução. É possível conciliar mais de uma ocupação, como a venda de doces sob encomenda, passeio com cachorros ou entregas por aplicativos nos fins de semana. Antes de investir tempo e dinheiro, é importante pesquisar a viabilidade e a segurança da atividade.
Reserva de emergência
Criar uma reserva de emergência é indispensável para evitar o endividamento em situações inesperadas. Poupar um pouco para imprevistos pode ser um diferencial para lidar com imprevistos sem recorrer a empréstimos. Além disso, buscar por opções mais em conta de seguros pode garantir a cobertura de serviços essenciais, como consertos hidráulicos e de eletrodomésticos.
Acompanhamento do orçamento e educação financeira
É necessário acompanhar regularmente o orçamento familiar e fazer ajustes conforme as necessidades e o estilo de vida mudam. Buscar uma educação financeira em família é importante para facilitar a relação das crianças com o dinheiro no futuro.
Controlar gastos e economizar dinheiro são desafios enfrentados por muitas famílias brasileiras. Seguir essas dicas pode ajudar a reorganizar as finanças e conquistar uma maior estabilidade financeira. Lembre-se de que cada caso é único, por isso, adapte as dicas à sua realidade e busque orientação profissional, se necessário.