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40% dos consumidores pesquisam preços meses antes da Black Friday para evitar golpe, mostra estudo

40% dos consumidores pesquisam preços meses antes da Black Friday para evitar golpe, mostra estudo

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40% dos consumidores pesquisam preços meses antes da Black Friday para evitar golpe, mostra estudo

A Black Friday, o maior evento promocional do varejo, acontece apenas em novembro, mas os consumidores brasileiros já começam a pesquisar preços meses antes para garantir as melhores ofertas e evitar possíveis golpes. Segundo um estudo de intenção de consumo realizado pela Méliuz, quase 40% dos entrevistados (39,2%) afirmaram fazer cotações antecipadas dos produtos que desejam comprar. Esse comportamento é semelhante ao registrado no ano passado, quando 39,5% dos consumidores também iniciaram as buscas com antecedência.

Para Gabriel Loures, diretor de novos negócios da Méliuz, esse resultado indica que os consumidores estão mais atentos e dispostos a encontrar verdadeiras promoções, evitando cair nas conhecidas "Black Fraudas". Segundo o executivo, apenas 3% das pessoas começam a pesquisar preços no dia da Black Friday.

Além de buscar preços mais baixos, a pesquisa antecipada também mostra que cerca de 50% dos entrevistados têm a intenção de comprar itens de desejo, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos, que possuem um valor médio mais alto e exigem uma preparação prévia.

Resultados da pesquisa da Méliuz

A pesquisa da Méliuz foi realizada em agosto deste ano e contou com 1.013 entrevistados. Dentre eles, 95% têm a intenção de realizar compras na Black Friday deste ano. Em relação ao perfil dos respondentes, a maioria está na faixa etária de 31 a 35 anos (21%), é composta em sua maioria por mulheres (54%) e está concentrada na região Sudeste (54%), seguida pelas regiões Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (8%) e Norte (4%).

Dicas para uma Black Friday segura

Com a popularização da Black Friday, também aumentam os casos de golpes e fraudes. A empresa de segurança digital ClearSale revelou que conseguiu evitar R$ 51,7 milhões em fraudes durante a Black Friday de 2022, graças à identificação de cerca de 40 mil pedidos fraudulentos. Para evitar ser vítima desses golpes, os consumidores precisam redobrar a atenção e adotar medidas de segurança.

Fabio Carneiro, CEO da Promobit, plataforma que agrega ofertas de e-commerces no Brasil, alerta que os consumidores precisam ser cautelosos em relação aos gastos durante a Black Friday, principalmente em um cenário de juros altos e alta inadimplência. Carneiro destaca que é importante pesquisar os preços com antecedência e utilizar ferramentas que auxiliem na identificação das melhores ofertas, como o comparador de preço interno lançado recentemente pela Promobit.

Em resumo, os consumidores brasileiros estão cada vez mais preparados para a Black Friday, pesquisando preços com antecedência e evitando possíveis golpes. Com maior atenção e cautela, os consumidores poderão aproveitar as verdadeiras promoções e garantir uma Black Friday mais segura e vantajosa para o seu bolso.

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