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2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista

2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista

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2024 não vai ser bom para jogos como serviço, afirma analista

Embora tenham sido alardeados como o futuro da indústria de videogames durante um longo tempo, os jogos como serviço não devem passar por um bom momento em 2024. Segundo o analista Tom Wijman, da Newzoo, o mercado chegou a um ponto de saturação que se tornou claro com alguns dos fracassos testemunhados em 2023.

De acordo com Wijman, grandes nomes como Fortnite e Call of Duty devem manter uma posição forte e não correm o risco de desaparecer. No entanto, qualquer outro concorrente que tente se estabelecer no segmento vai encontrar dificuldades em convencer o público a investir seu dinheiro e, principalmente, seu tempo neles.

Atualmente, apenas 19 jogos como serviço dominam uma fatia de 60% do tempo dos jogadores. Isso mostra como é difícil para novos títulos conquistarem espaço e atingirem o sucesso necessário para se manterem no mercado. Um exemplo disso foi o Rumbleverse, que encerrou suas atividades antes mesmo de completar um ano nas lojas.

Para Wijman, os jogos como serviço representam um grande risco para a indústria. Recentemente, a indústria de videogames caiu rapidamente dos picos de engajamento de 2020 e 2021, o que levou a uma reestruturação e diminuição do financiamento para projetos de grande dimensão. O analista observa que o capital de risco está escasso, tornando mais difícil para os estúdios independentes garantirem financiamento.

Além disso, Wijman faz um alerta importante: apelar para a nostalgia ou personagens conhecidos não é o suficiente para garantir o sucesso dos jogos como serviço. A indústria é atualmente dominada por alguns poucos títulos e convencer os jogadores a abandonar essas opções consolidadas é um desafio.

Nos próximos meses, o segmento de jogos como serviço deve testemunhar a chegada de títulos como Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e Helldivers 2, ambos apoiados por estúdios de grande porte. Porém, quem deve encontrar muitas dificuldades nesse contexto é a Sony, que está apostando muito nesse modelo de jogo para manter seu crescimento. O cancelamento de projetos como The Last of Us Online também mostra que a companhia pode estar reduzindo suas apostas diante das condições de mercado desfavoráveis.

Em resumo, o mercado de jogos como serviço está passando por um momento de saturação, onde poucos títulos dominam a preferência dos jogadores. A falta de financiamento e o risco envolvido nesse tipo de jogo torna cada vez mais difícil para os estúdios independentes conquistarem espaço. As grandes empresas, como a Sony, também enfrentam desafios para manter o crescimento nesse segmento. Portanto, 2024 não parece ser um ano promissor para jogos como serviço.

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