2023: o ano da inovação aberta no Brasil
29/09/20232023: o ano da inovação aberta no Brasil
A prática da inovação aberta, que consiste na colaboração entre startups e grandes empresas, está completando 15 anos no Brasil. Durante esse período, temos observado um crescimento exponencial dessa parceria em todo o país. No entanto, o ano de 2023 trouxe uma movimentação orgânica no mercado brasileiro que colocou a inovação aberta em destaque: a redução dos investimentos de Venture Capital (VC) no país.
Muitas pessoas temiam que esse cenário levasse o empreendedorismo inovador à ruína. No entanto, o resultado foi diferente. Essa redução abriu oportunidades para o crescimento de Corporate Venture Capitals (CVCs) e Private Equitys. A inovação é um caminho sem volta, e as startups são fundamentais nesse processo, pois trabalham com agilidade e criatividade, características que muitas vezes faltam nas empresas tradicionais.
As startups seguem o princípio de "errar rápido, aprender rápido", algo que não existe nas empresas tradicionais, que precisam lidar com estrutura, funcionários, acionistas e despesas mensais significativas. Por esse motivo, contar com a perspectiva e o conhecimento das startups torna-se essencial para os líderes das grandes empresas.
Equipes engajadas e dinâmicas têm o potencial de resolver problemas de forma inovadora, reduzindo retrabalhos, aumentando a produtividade e melhorando a experiência do cliente final. Portanto, a inovação aberta se mostra como uma excelente estratégia para que as empresas tradicionais se reposicionem e possam atender às demandas de um público cada vez mais exigente, que busca atendimento personalizado e ágil.
O conceito de inovação aberta foi cunhado nos Estados Unidos em 2003 por Henry Chesbrough, e no Brasil, começou a ganhar destaque a partir da criação do Centro de Open Innovation Brasil pela 100 Open Startups no mesmo ano. À época, poucas empresas tradicionais se identificavam com o conceito. No entanto, hoje em dia, a inovação aberta está presente em 88% das companhias no país, segundo o Panorama da Inovação Aberta nas Empresas do Brasil, realizado pela Softex em 2022.
Como agente do ecossistema de inovação no Brasil, posso afirmar que a inovação aberta é o melhor caminho para as empresas tradicionais se reposicionarem e entrarem no rumo da inovação. Portanto, se você é fundador de uma startup, saiba que o momento é agora. Encontre oportunidades para resolver os problemas das empresas tradicionais com a sua solução e busque as conexões corretas para alcançar as pessoas certas. O mercado precisa de você!
Em suma, 2023 está se consolidando como o ano da inovação aberta no Brasil. A redução dos investimentos de Venture Capital abriu espaço para o crescimento de Corporate Venture Capitals e Private Equitys. Empresas tradicionais estão percebendo a importância de colaborar com startups para inovar e atender às demandas do mercado atual. A inovação aberta é o caminho para as empresas se reposicionarem e encontrarem soluções criativas para os desafios do mundo moderno.