Ford tem 2º ano de lucro após fechar fábricas no Brasil e se tornar importadora
05/12/2023Ford tem 2º ano de lucro após fechar fábricas no Brasil e se tornar importadora
Quase três anos após encerrar suas fábricas no Brasil e passar a importar modelos da marca, a Ford registrou seu segundo ano consecutivo de lucro na América do Sul. Mesmo atuando apenas no segmento premium, a empresa também exporta serviços de tecnologia, o que contribuiu para o resultado positivo.
Lucro na América do Sul
O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, afirmou que a região está gerando lucro para o grupo pelo segundo ano seguido. Apesar de não divulgar os números financeiros da região, a empresa comprovou sua estratégia de focar nas vendas de modelos importados premium, que incluem picapes, SUVs, o esportivo Mustang e comerciais leves.
Impacto no mercado financeiro
A notícia do segundo ano consecutivo de lucro da Ford na América do Sul pode gerar impacto positivo no mercado financeiro brasileiro. Isso porque demonstra uma recuperação da empresa após o fechamento de suas fábricas no país. Investidores podem ver a Ford como uma empresa que se adaptou às mudanças no mercado e encontrou uma estratégia lucrativa no Brasil.
O papel do Brasil no desenvolvimento tecnológico da Ford
Mesmo com o fechamento das fábricas, a Ford decidiu manter seu centro tecnológico na Bahia e seu laboratório e pista de testes em São Paulo. A filial brasileira é responsável por 35% do desenvolvimento de sistemas tecnológicos usados em várias aplicações pelo grupo em todo o mundo. Além disso, 85% dos serviços tecnológicos desenvolvidos são exportados, gerando um faturamento de R$ 500 milhões.
Essa estratégia de exportação de serviços tecnológicos demonstra a relevância do Brasil no cenário global de inovação e tecnologia, além de contribuir para a geração de divisas para o país.
Venda da fábrica de Camaçari para a BYD
Nesta terça-feira (05/04), a Ford anunciou que a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari foi finalizada e o imóvel agora pertence oficialmente ao governo da Bahia. A fábrica já estava nas mãos da chinesa BYD desde outubro de 2022, quando a empresa realizou um evento para o lançamento simbólico da pedra fundamental.
A BYD investirá R$ 3 bilhões na planta, onde produzirá automóveis híbridos e elétricos, ônibus, caminhões e, futuramente, processamento de lítio. O repasse do prédio pelo governo à BYD foi feito por meio de um contrato de concessão, e a Ford recebeu R$ 220 milhões para cobrir os gastos de prédios e infraestrutura realizados pelo grupo americano.
Expectativas futuras
O presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, prevê um crescimento de 40% nas vendas até o final deste ano e um crescimento de dois dígitos em 2024. Apesar de não detalhar os números, essa perspectiva é animadora para a empresa e pode atrair a atenção de investidores e do mercado financeiro.
Em resumo, a Ford alcançou seu segundo ano consecutivo de lucro na América do Sul após fechar suas fábricas no Brasil e se tornar uma importadora de modelos premium. A estratégia de focar nas vendas de modelos importados premium e exportar serviços tecnológicos foi bem-sucedida, contribuindo para a recuperação financeira da empresa na região. A venda da fábrica de Camaçari para a BYD também traz perspectivas positivas para o setor automotivo no Brasil.